Cinema

Morre o ator Otto Sander, de "Asas do desejo"

Thomas Peter/Reuters
Ator alemão Otto Sander morreu aos 72 anos, em Berlim imagem: Thomas Peter/Reuters

Da AFP*

O ator alemão Otto Sander, que viveu o anjo Cassiel em "Asas do desejo", de Wim Wenders, morreu aos 72 anos em Berlim, anunciou seu agente. As causas da morte ainda não foram informadas, mas o ator lutava contra um câncer há muitos anos. 

Sander foi casado com a atriz Monika Hansen, com quem teve dois filhos, Meret e Ben Becker, também famosos na Alemanha.

Trajetória
Nascido em Hannover (centro do país) em 1941, Sander trabalhou em mais de cem produções televisivas e cinematográficas, mas era conhecido sobretudo por sua voz inconfundível, em trabalhos de dublagem de cinema e audiolivros. Ele também tinha uma longa carreira teatral em seu país.

Sander estudou na Escola Arte de Dramática em Munique e estreou nos anos 60 em Düsseldorf, mas depois se mudou para Berlim, onde passou boa parte de sua carreira.

Como ator de teatro fez parte da companhia de Berliner Schaubühne, o teatro de Berlim dirigido por Peter Stein e onde teve como companheiros Jutta Lampe e Bruno Ganz.

No cinema, Otto Sander também foi visto em "O barco - Inferno " (1981), filme de Wolfgang Petersen, "A marquesa d'O..." (1976), de Eric Rohmer, "O tambor", de Volker Schlöndorff (1979), e "Tão longe, tão perto" (1993), de Wim Wenders.

Em duas ocasiões, 1979 e 1999, recebeu o prêmio de Ator do Ano na Alemanha. Boa parte de sua popularidade entre seus compatriotas se deve à participação em séries televisivas lendárias, como "Polizeiruf 110".

*Com informações da EFE

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 
Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Topo