Topo

Filme de Clooney sobre roubo de arte por nazistas será exibido em Berlim

George Clooney e Matt Damon em cena de "Caçadores de Obras Primas" ("The Monuments Men"), dirigido por Clooney - Divulgação
George Clooney e Matt Damon em cena de "Caçadores de Obras Primas" ("The Monuments Men"), dirigido por Clooney Imagem: Divulgação

De Berlim (Alemanha)

08/11/2013 22h06

George Clooney apresentará seu novo filme durante o Festival de Cinema de Berlim, em fevereiro, anunciaram os organizadores do evento nesta sexta (8). "Caçadores de Obras-Primas" ("The Monuments Men") é um suspense sobre a busca pelos americanos por obras de arte confiscadas pelos nazistas.

Este anúncio é feito poucos dias depois da descoberta em Munique (sul da Alemanha), em um apartamento cheio de lixo, de mais de 1.400 desenhos, gravuras e pinturas de artistas como Picasso, Matisse e Renoir, confiscados pelos nazistas.

O ator, diretor, roteirista e produtor de cinema americano é esperado no tapete vermelho da 64ª edição da Berlinale, realizada de 6 a 16 de fevereiro, para apresentar o seu novo filme, sobre a busca de uma unidade do exército americano durante a Segunda Guerra Mundial por obras de arte roubadas pelos nazistas.

"Mais de 5 milhões de objetos culturais roubados por nazistas retornaram ao seu país de origem nos anos após a Segunda Guerra Mundial", declarou o diretor do festival, Dieter Kosslick, em comunicado.

"Como evidenciado pela recente descoberta de Munique, o roubo de obras de arte nesta época é mais relevante do que nunca. 'The Monuments Men' dá a este assunto uma audiência global", acrescentou Kosslick.

No filme de Clooney, uma unidade composta por sete diretores, curadores e historiadores, é encarregada pelos aliados de encontrar obras de arte atrás das linhas inimigas para devolvê-las aos seus donos.

Clooney dirigiu e co-escreveu o roteiro do filme, que é baseado no livro de Robert M. Edsel "The Monuments Men: Allied Heroes, Nazi Thieves, and the Greatest Treasure Hunt in History".

Entre outras estrelas, Jean Dujardin, Matt Damon, Bill Murray, Cate Blanchett e John Goodman dão o ar da graça nas telas.

Filmado na Alemanha, deve estrear nos Estados Unidos em 7 de fevereiro. No Brasil, a estreia está prevista para 14 de fevereiro.

Na terça-feira, os organizadores da Berlinale anunciaram que "The Grand Budapest hotel", filme germano-britânico do diretor americano Wes Anderson teria a sua estreia mundial na abertura do festival, em 6 de fevereiro.