Topo

Sônia Braga vai receber prêmio de honra do Cinema Ibero-Americano

Madri (Espanha)

27/03/2014 18h46

A atriz Sônia Braga, que estreou aos 14 anos na televisão e ficou mundialmente conhecida com o filme "O Beijo da Mulher-Aranha", será homenageada pelo conjunto de sua carreira no primeiro Prêmio Platino do Cinema Ibero-Americano.

Os organizadores do evento, que surge este ano com a intenção de ser uma janela para o melhor da produção cinematográfica latino-americana, decidiram conceder seu primeiro Prêmio de Honra a Sonia Braga, de 63 anos, "em reconhecimento a sua trajetória profissional", de acordo com nota divulgada nesta quinta-feira.

Os prêmios serão entregues em uma festa de gala no Teatro Anayansi, da Cidade do Panamá, em 5 de abril. "Participarei com grande orgulho (...) para receber o primeiro Platino de Honra", declarou Sonia. "Saúdo os que tiveram a iniciativa de criar os prêmios Platino", reforçou a atriz, classificando o evento como um "verdadeiro afago para o cinema latino, campeão nos festivais mais seletos, valorizado pelos críticos e admirado pelo público de todas as culturas".

Para os organizadores, "a carreira de Sonia Braga é um bom exemplo de trabalho e esforço reconhecido fora de seu país e um modelo a ser seguido pelos demais intérpretes e profissionais da nossa indústria".

A carreira internacional da atriz inclui "Rebelião em Milagro" (1985), dirigido por Robert Redford, e "Rookie - um profissional em perigo" (1990), de Clint Eastwood.

Em 1985, seu papel em "O beijo da mulher-aranha", de Héctor Babenco, valeu à atriz sua primeira indicação ao Globo de Ouro. Em 1989 e 1995, voltou a ser indicada às estatuetas por "Luar sobre parador", de Paul Mazursky, e "Amazônia em chamas", de John Frankenheimer.

Depois de uma pausa no Brasil para rodar "Tieta do Agreste" (1996), ela voltou para os Estados Unidos, onde participou, em 1998, da minissérie "Four Corners" e de vários outros seriados, como "Sex and the City", "Law & Order" e "CSI: Miami".