Topo

Cineastas dos EUA recebem autorização para filmagens com drones privados

Drones poderão ser usados por produtoras cinematográficas para captar imagens aéreas - Reprodução/BBC Brasil
Drones poderão ser usados por produtoras cinematográficas para captar imagens aéreas Imagem: Reprodução/BBC Brasil

De Washington (EUA)

25/09/2014 20h15

A agência federal de aviação (FAA) dos Estados Unidos autorizou nesta quinta-feira (25) alguns profissionais de imagem a utilizarem drones para gravações, revogando a proibição que vigorava sobre o espaço aéreo americano.

Trata-se de "um primeiro passo destinado a autorizar setores do cinema e da televisão a utilizar" este tipo de aeronave sem piloto no espaço aéreo do país, explicou a FAA em um comunicado.

A FAA autorizou seis empresas de produção de vídeos e fotografias aéreas, cujas petições foram apoiadas pela poderosa Motion Picture Association of America, que reúne os seis grandes estúdios de Hollywood.

O secretário dos Transportes, Anthony Foxx, explicou que as autorizações foram concedidas porque as operações destas empresas "não representam qualquer ameaça para os usuários do espaço aéreo e para a segurança nacional".

"O anúncio marca uma etapa importante no uso mais amplo de drones, sempre que se assegure um mesmo nível de segurança para todos os nossos tipos de voo", assinalou Foxx.

Além do setor cinematográfico, a FAA recebeu cerca de 40 pedidos de outros setores.

Os fabricantes de drones (AUVSI) cumprimentaram a FAA pelo que qualificaram como "uma etapa importante" para a maior liberdade de voos destes aparelhos sem piloto.

Além de provar que as atividades não colocarão em risco a segurança aérea, os drones deverão ser facilmente visíveis, não voar durante a noite e sofrer inspeções antes de cada operação.

Ao contrário de outros países, os Estados Unidos proíbem o uso de drones por parte do setor privado.