Filmes e séries

Duvall e Downey Jr. protagonizam duelo entre pai e filho em "O Juiz"

De Los Angeles

Robert Downey Jr. deixa de lado o figurino de super-herói em "O Juiz", um drama familiar no qual interpreta o filho de um magistrado, Robert Duvall, que termina como réu em um julgamento. O filme, dirigido por David Dobkin e que muitos apontam como potencial indicado ao Oscar, estreia nesta sexta-feira (10) nos Estados Unidos e no dia 16 de outubro nos cinemas brasileiros.

Downey Jr. é Hawk Palmer, um advogado brilhante que se vê obrigado a retornar para a cidade natal após a morte da mãe, situação que relembra as feridas do passado durante o reencontro familiar.

O ilustre juiz Joseph Palmer (Duvall) aparece como um homem implacável, dono da verdade e que faz questão de transmitir o rancor em relação ao filho a cada palavra e olhar. Os xarás formam uma dupla poderosa, que mantém o clima tenso até a última cena, resultado de uma grande cumplicidade.

"Batimento acelerado"

"Há muito tempo eu queria trabalhar com Bobby. No primeiro dia de ensaio, o coração chegou a doer com o batimento acelerado", afirmou Downey Jr., o ator mais bem pago de Hollywood graças a filmes como "Homem de Ferro", "Os Vingadores" e "Sherlock Holmes".

"Já eu não sabia quem ele era", responde um bem humorado Duvall, 83 anos, vencedor do Oscar em 1984 por "A Força do Carinho" e indicado outras cinco vezes ao prêmio.

O veterano ator elogiou desafio de filmar certas cenas com alto teor emotivo. "É um dos projetos mais ambiciosos em que estive desde 'Apocalipse Now' (1979)", afirmou Duvall, que para muitos será presença certa no Oscar de 2015 na categoria ator coadjuvante.

O passado sempre retorna

No longa, os surpreendentes problemas do juiz Palmer com a Justiça obrigam pai e filho e a enfrentar as divergências e buscar uma nova via de comunicação. "Foi duro ter que interpretar tantas emoções", destacou Downey Jr. O ator também disse que o mais difícil foi conseguir convencer Joseph a voltar a confiar em Hawk e receber ajuda durante o julgamento.

Mas o magistrado não cede e escolhe como advogado de defesa o ingênuo e inexperiente C.P. Kennedy, interpretado por Dax Shepard, que deve enfrentar a malícia do promotor Dwight Dickham, interpretado por Billy Bob Thornton. 

"Há muita repressão entre os dois homens", afirmou Susan Downey, produtora do filme e mulher de Robert Downey Jr. "Os dois personagens percorrem um caminho muito profundo, entre seus problemas pessoais, seu passado e ao admitir seus erros", completou a produtora. Ela também disse ter ficado muito feliz por participar em um projeto "sem pressão para ser desenvolvido".

Paralelamente ao julgamento, Hawk faz uma viagem ao passado e uma análise do presente. Seu amor de juventude, Samantha Powell, interpretada por Vera Farmiga, continua no mesmo lugar em que ele a deixou quando viajou para cursar a universidade, enquanto seus irmãos Glen (Vincent D'Onofrio) e Dale (Jeremy Strong) falam sobre como teria sido a sua vida na cidade.

A história tem muito do diretor e de um dos roteiristas, Nick Schenk, que enfrentaram com pouco tempo de diferença a perda da mãe e o início de uma nova dinâmica na relação com os pais. "Quando minha mãe faleceu, considerei muito interessante como as relações familiares tinham que ser reconstruídas. Ela era o vínculo entre todos", explicou Dobkin.
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
Reuters
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
AFP
Reuters
do UOL
Reuters
do UOL
Da Redação
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
Roberto Sadovski
Blog do Matias
do UOL
AFP
Colunas - Flavio Ricco
Colunas - Flavio Ricco
Roberto Sadovski
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
EFE
Colunas - Flavio Ricco
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
AFP
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
Cinema
Blog do Nilson Xavier
Topo