Topo

Mais longevo do cinema, diretor Manoel de Oliveira é homenageado aos 105

Manoel de Oliveira recebe do embaixador da França em Portugal, François Blarel, as insígnias de Grande Oficial da Legião de Honra francesa - Ricardo Castelo/Efe
Manoel de Oliveira recebe do embaixador da França em Portugal, François Blarel, as insígnias de Grande Oficial da Legião de Honra francesa Imagem: Ricardo Castelo/Efe

De Lisboa

09/12/2014 21h20

O cineasta português Manoel de Oliveira, que irá comemorar na quinta-feira seu 106º aniversário e a saída do cinema com seu último curta-metragem, recebeu nesta terça-feira (9), na cidade do Porto, as insígnias de Grande Oficial da Legião de Honra francesa.

A distinção lhe foi entregue pelo embaixador da França em Portugal, Jean-François Blarel, em uma cerimônia no museu da Fundação de Serralves, importante instituição cultural da cidade natal do cineasta.

Manoel de Oliveira é o quarto português reconhecido pela França como grande oficial da Legião de Honra.

Em seu caso será uma promoção, já que em 2005 o presidente Jacques Chirac o fez comandante da Legião de Honra.

O último curta do mais longevo dos diretores de cinema entrará em cartaz na quinta-feira (11), em Lisboa, dia que completará 106 anos.

O filme, intitulado "O Velho do Restelo" e rodado em Porto na primavera boreal passada, já foi apresentado na Mostra de Veneza. Também será projetado no Porto em um festival de cinema.

Descrito por seu diretor como "uma reflexão sobre a humanidade", o curta de 19 minutos é inspirado no personagem de um poema épico de "Os Lusíadas", escrito no século XVI por Luís de Camões para narrar os grandes descobrimentos dos navegadores portugueses.

Desde o lançamento de seu primeiro filme, em 1931, nos tempos do cinema mudo, Manoel de Oliveira já rodou mais de 50 longa-metragens de ficção e documentário, realizando a maior parte de sua obra após completar 60 anos de idade.