Topo

Descoberta na Noruega 1ª animação de Natal da Disney, considerada perdida

Foto divulgada pela Biblioteca Nacional da Noruega mostra uma cópia restaurada do curta de animação "Empty Socks", de 1927, parte da série de Oswald, o coelho sortudo, da Disney. Considerado perdido, o filme foi encontrado nos arquivos da biblioteca de Mo i Rana, no norte da Noruega, e foi restaurado e digitalizado - Martin Weiss/Nasjonalbiblioteket/AFP Photo
Foto divulgada pela Biblioteca Nacional da Noruega mostra uma cópia restaurada do curta de animação "Empty Socks", de 1927, parte da série de Oswald, o coelho sortudo, da Disney. Considerado perdido, o filme foi encontrado nos arquivos da biblioteca de Mo i Rana, no norte da Noruega, e foi restaurado e digitalizado Imagem: Martin Weiss/Nasjonalbiblioteket/AFP Photo

De Oslo (Noruega)

12/12/2014 10h18

A Biblioteca Nacional da Noruega anunciou nesta quinta-feira (11) a descoberta de um desenho animado de Walt Disney, realizado em 1927, que era considerado desaparecido.

"Empty Socks", primeiro desenho animado da Disney envolvendo a temática natalina, foi encontrado durante um inventário da biblioteca de Mo i Rana, na região do círculo polar ártico.

"A princípio, não sabíamos que se tratava de um tesouro cinematográfico", declarou Kjetil Kvale Soerenssen, arquivista da instituição. "O filme estava em dois rolos, cujas etiquetas não eram claras".

David Gerstein, desenhista da Disney e especialista na história dos desenhos animados, autentificou este curta de 5 minutos e meio, do qual faltam entre 30 e 60 segundos.

Até então, existia apenas uma sequência de 25 segundos do curta, no Museu de Arte Moderna de Nova York.

"Empty socks" é protagonizado por Oswald, o coelho sortudo, predecessor de Mickey Mouse.

A Biblioteca Nacional enviou uma cópia digitalizada do filme para a Walt Disney Company.