Topo

Dois filmes sobre Yves Saint Laurent disputam o César, o Oscar francês

De Paris

28/01/2015 12h46

Dois filmes sobre Yves Saint Laurent, cada um com um ponto de vista diferente sobre a vida do genial estilista francês, disputarão o prêmio César em fevereiro, ao lado do filme sobre o extremismo islâmico "Timbuktu".

Nesta quarta-feira (28) foram anunciados os indicados ao prêmio máximo do cinema francês, que acontecerá em 20 de fevereiro, dois dias antes do Oscar.

"Saint Laurent", de Bertrand Bonello, e "Timbuktu", de Abderrahmane Sissako, foram indicados para a categoria de melhor filme.

Os outros indicados são "Les Combattants" de Thomas Cailley, "Eastern Boys", de Robin Campillo, "A Família Bélier", de Eric Lartigau, "Hippocrate", de Thomas Lilti, e "Acima das Nuvens", de Olivier Assayas.

Na categoria de melhor ator estão na disputa Guillaume Gallienne, protagonista de "Yves Saint Laurent", de Jalil Lespert, uma versão "autorizada" por Pierre Bergé, companheiro do estilista que faleceu em 2008, e Louis Garrel, que interpreta o artista em "Saint Laurent", de Bonello, que insiste em aspectos mais sombrios da personalidade do estilista.

Juliette Binoche, Marion Cotillard, Karine Viard e Adèle Haenel estão entre as indicadas ao prêmio de melhor atriz, ao lado de Catherine Deneuve, Emilie Dequenne e Sandrine Kiberlain.

Na categoria de melhor filme em língua estrangeira o destaque fica por conta de "Dois Dias, Uma Noite", dos irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne, protagonizado pela francesa Marion Cotillard, que também disputa o Oscar de melhor atriz.

Os outros indicados na categoria são "12 Anos de Escravidão", de Steve McQueen, "Boyhood", de Richard Linklater, "Ida", de Pawel Pawlikowski, "Mommy", de Xavier Dolan, "O Grande Hotel Budapeste", de Wes Anderson, e "Winter Sleep", de Nuri Bilge Ceylan.