Topo

Veneza concede Leão de Ouro ao diretor Bertrand Tavernier por sua carreira

Tavernier, de 73 anos, fez sucesso com filmes como "Um Sonho de Domingo" (1984) e "Por Volta da Meia-Noite" (1986) - © Pathé Distribution / Etienne George
Tavernier, de 73 anos, fez sucesso com filmes como "Um Sonho de Domingo" (1984) e "Por Volta da Meia-Noite" (1986) Imagem: © Pathé Distribution / Etienne George

De Roma

10/03/2015 13h24

O diretor de cinema francês Bertrand Tavernier receberá o Leão de Ouro por sua carreira na 72ª edição do Festival de Veneza. O evento, que acontecerá de 2 a 12 de setembro, decidiu premiar o cineasta, escritor, ator e produtor por "ser um autor completo e por sua coragem eclética", afirma o comunicado da organização.

Para o diretor da mostra, Alberto Barbera, o cinema de Tavernier dá particular importância ao "modo artesanal" e se alimenta de dois fatores, "o amor pelo cinema clássico americano e a paixão inata pelos temas políticos e sociais". "O conjunto de seus filmes forma um 'corpus' anômalo no panorama do cinema francês dos últimos 40 anos", destacou.

Tavernier, de 73 anos, que na década de 1980 fez sucesso com "Um Sonho de Domingo" (1984), sobre um pintor e seus filhos, com o qual venceu o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes, também prestou uma homenagem ao jazz com "Por Volta da Meia-Noite" (1986), que rendeu o Oscar de melhor trilha sonora para Herbie Hancock.

Após incursões no cinema de aventura, com "A Filha de D'Artagnan" (1994), um de seus maiores sucessos de público, e policial, com teor social com "Lei 627" (1992), sobre os problemas que as drogas provocam entre os jovens, Bertrand Tavernier recebeu o Urso de Ouro no Festival de Berlim com o drama "A Isca" (1995), baseado em um caso real.