Topo

Em homenagem à mãe, diretor italiano de "Habemus Papam" lança "Mia Madre"

Em novo longa, cineasta Nanni Moretti faz tributo à mãe, que morreu há quatro anos - AP
Em novo longa, cineasta Nanni Moretti faz tributo à mãe, que morreu há quatro anos Imagem: AP

De Roma

15/04/2015 13h29

O cineasta italiano Nanni Moretti lança nesta quinta-feira (16) seu novo filme, "Mia Madre", em que presta homenagem à própria mãe, a professora de latim e grego Agata Apicella Moretti, que morreu há quatro anos.

Considerada a obra mais autobiográfica do diretor de 61 anos – que também é ator, produtor e roteirista –, o longa narra as mil neuroses de uma cineasta de sucesso, interpretada pela atriz italiana Margherita Buy, que entra em crise pessoal e artística por causa de uma grave doença da mãe.

"Com os anos, você pensa inevitavelmente mais na morte, e esse filme conta uma experiência que eu realmente vivi", revelou Moretti em entrevista ao jornal "Il Messaggero".

O diretor de "Habemus Papam" (2011), longa que "antecipou" a renúncia do papa Bento 16, em 2013, também interpreta um papel coadjuvante em "Mia Madre", o de irmão da protagonista, que tenta lidar com as dificuldades da diretora em aceitar que a mãe está morrendo.

Moretti, que exibiu seis de seus 12 filmes no Festival de Cannes, na França, confessou que está disposto a voltar ao evento. O italiano foi presidente do júri em 2012, integrante do júri em 1997, recebeu a Palma de Ouro em 2001, por "O Quarto do Filho", e o prêmio de melhor diretor por "Caro Diário", em 1994. "Aceito tudo o que Cannes pedir", disse.

Conhecido pela refinada ironia e pelo sarcasmo com que aborda as angústias de sua geração, e também pelas críticas ao magnata e ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, Moretti volta a mesclar tragédia e comédia para descrever tanto as dores como os limites do ser humano diante da morte de um parente próximo.