Topo

Filme póstumo de Manoel de Oliveira é lançado em Portugal

De Porto, em Portugal

04/05/2015 16h51

A cidade do Porto, onde nasceu o recém-falecido cineasta Manoel de Oliveira, vai assistir, esta noite (4) à pré-estreia de seu filme póstumo, "Visita ou Memória e Confissões".

O lendário diretor, morto em abril aos 106 anos, tinha pedido que o filme, rodado em 1982 e entregue depois à Cinemateca portuguesa, só fosse exibido após a sua morte, exceto em poucas sessões privadas.

O longa-metragem autobiográfico deve ser exibido no teatro municipal Rivoli, na presença do prefeito do Porto, Rui Moreira, e de pessoas próximas do diretor.

Nesta terça-feira haverá ainda uma nova exibição do filme na Cinemateca portuguesa, em Lisboa, antes de sua estreia internacional no Festival de Cannes, na sessão "Cannes Classics", em que são exibidos filmes restaurados e documentários sobre o cinema e seus protagonistas.

Segundo o diretor da Cinemateca, José Manuel Costa, o filme não aporta "nenhuma revelação chocante" sobre a vida do autor, mas se trata de "um retrato autêntico, sincero e direto do homem e de sua forma de pensar", declarou à agência AFP.

Grande mestre do cinema português, Manoel de Oliveira morreu em 2 de abril. "Filmar é o meu trabalho e a minha paixão. Minha vida passou rápido demais e não tenho tempo a perder", dizia, cheio de energia, alguns anos atrás.