Topo

Com Darín, filme sobre amizade de homem e cão emociona festival espanhol

Ricardo Darín lança "Truman" no Festival de San Sebastián - Juan Herrero/EFE
Ricardo Darín lança "Truman" no Festival de San Sebastián Imagem: Juan Herrero/EFE

San Sebastián (Espanha)

20/09/2015 17h44

O ator argentino Ricardo Darín declarou neste sábado (19) que sabia que não havia se enganado ao aceitar fazer "Truman", um filme sobre a amizade de um homem e seu cão e que emocionou no Festival de San Sebastián.

"É difícil saber se teria me atrevido a fazer este papel há 15 ou 20 anos, mas, neste caso, soube que não estava enganado porque entendi o que Cesc (Gay, diretor) estava falando ao me oferecer o filme", declarou o ator aos jornalista.

"Truman" conta a história de Julián (Darín), que passa por momentos muitos difíceis com uma doença terminal e que decide visitar Tomás, vivido por Javier Cámara.

Ao longo de quatro dias, Tomás acompanhará Julián e seu cachorro Truman buscando apoiá-lo na difícil decisão que tomou. Uma das preocupações de Julián é o que fazer com seu grande amigo, o cachorro que dá título ao filme.

Darín não esconde que elaborar seu personagem foi um processo difícil.

"A gente mexe com muitas fibras internas, geralmente dolorosas, e nosso trabalho é lidar com isso".

O ator também comentou ter se envolvido com o cachorro com quem contracenou, e que sofreu muito ao saber que, semanas depois de concluídas as filmagens, ele havia morrido.

Apesar do tema difícil, o filme consegue manter sempre um equilíbrio entre momentos dramáticos e o humor que ajuda a conduzir a trama.

"Foi preciso encontrar esse ponto para não se cair numa espécie de pântano emocional", explicou Darín.

"Infelizmente, como muitos, é uma experiência difícil acompanhar alguém em um processo de doença e de morte de um ente querido, e passei por essa experiência quando comecei a escrever", afirmou, por sua parte, o diretor Cesc Gay.

O filme, que disputa a Concha de Ouro, o principal prêmio do festival, foi exibido neste sábado na mostra oficial.