Topo

Filme sobre ocupação de prédio abandonado em SP é premiado em San Sebastián

Cena de "Era o Hotel Cambridge", de Eliane Caffé - Reprodução
Cena de "Era o Hotel Cambridge", de Eliane Caffé Imagem: Reprodução

24/09/2015 10h45

O filme "Era o Hotel Cambridge", da diretora brasileira Eliane Caffé, ganhou nesta quarta-feira o prêmio Cinema em Construção, destinado a impulsionar projetos em fase de pós-produção, na 63ª edição do Festival de San Sebastián, anunciou o júri.

A produção superou o chileno "Aquí no ha pasado nada", de Alejandro Fernández Almendres; "La emboscada", coprodução argentino-uruguaia, de Daniel Hendler, e "Princesita", de Marialy Rivas, produzido por Chile, Argentina e Espanha.

Também disputavam o prêmio o chileno-argentino "Rara", de Pepa San Martín, e "Sobrevivientes", dirigido por Rober Calzadilla e produzido por Venezuela e Colômbia.

"Era o Hotel Cambridge" mostra a situação do movimento de pessoas sem teto e refugiados que ocupam um edifício abandonado no centro de São Paulo.

A tensão diária provocada pela ameaça de desocupação revela os dramas, as alegrias e os diferentes pontos de vista destas pessoas.

A mostra Cinema em Construção, criada em 2002 pelo festival internacional de cinema de San Sebastián e o concurso Cinélatino de Toulouse, no sul da França, tem como objetivo ajudar na finalização de filmes latino-americanos para que possam chegar às salas de cinema.

Em suas sucessivas edições, este prêmio permitiu concluir filmes que depois foram reconhecidos e aclamados em prestigiosos festivais internacionais.

No ano passado o prêmio foi para o longa-metragem peruano "Magallanes", do diretor Salvador del Solar.