Curta-metragem perdido de Walt Disney é encontrado depois de 87 anos
Um curta-metragem de animação de Walt Disney, que era considerado perdido desde a década de 1920, foi encontrado nos arquivos do British Film Institute (BFI), anunciou a instituição britânica.
O filme de seis minutos, com o título "Sleigh Bells" ("Sinos de Trenó"), é protagonizado por um precursor de Mickey Mouse e terá uma reestreia mundial no dia 12 de dezembro em Londres, 87 anos depois de ter sido exibido pela última vez, em 1928.
Esta cópia é a única da qual se tem notícia. O filme foi restaurado com a ajuda dos estúdios Disney.
"Que grande presente descobrir um filme de Walt Disney desaparecido depois de tanto tempo e poder exibir 'Sleigh Bells' a um público totalmente novo", celebrou Robin Baker, diretor de conservação dos arquivos do BFI.
O curta-metragem tem como protagonista o primeiro personagem de Disney, o coelho Oswald, um precursor de Mickey Mouse "travesso e rebelde", segundo o BFI.
O curta foi dirigido por Walt Disney e Ub Iwerks, que criaram Oswald em 1927 para o estúdio Universal e que, após uma divergência contratual, criaram Mickey Mouse.
Um pesquisador localizou o curta-metragem ao examinar o catálogo on-line do BFI, que tem um dos maiores acervos do mundo.
Andrew Millstein, presidente do estúdio de animação Disney, acredita que existem outras obras perdidas do grande cineasta.
"Os curtas-metragens de Oswald são uma parte importante da história de nossos estúdios e trabalhamos no mundo inteiro procurando os títulos que nos faltam, em acervos cinematográficos e com colecionadores privados", disse.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.