Topo

Chus Lampreave, atriz de Almodóvar, morre aos 85 anos

A atriz espanhola Chus Lampreave durante o Festival de San Sebastian 2012 - Rafa Rivas/AFP Photo
A atriz espanhola Chus Lampreave durante o Festival de San Sebastian 2012 Imagem: Rafa Rivas/AFP Photo

Em Madri (Espanha)

04/04/2016 15h22

 A atriz espanhola Chus Lampreave, a mais velha das "meninas Almodóvar", de inconfundível voz aguda e enormes olhos por trás de seus óculos de lentes grossas, morreu nesta segunda-feira (4) aos 85 anos, anunciou a Academia de Cinema da Espanha.

"Chus Lampreave morreu esta manhã no hospital Torrecárdenas de Almeria", no sul do país, indicou a instituição.

A atriz, nascida em 11 de dezembro de 1930 em Madri, era uma das mais concorridas do cinema espanhol, com quarenta filmes desde 1958, sob a direção de grandes cineastas como Luis Garcia Berlanga ou Fernando Trueba.

No entanto, seus maiores sucessos vieram com Pedro Almodóvar, que em 1983 a lançou para a fama com "Maus Hábitos", onde interpretou a irmã Rat, uma freira atípica que escrevia livros sensacionalistas sob um pseudônimo em um convento.

A colaboração entre os dois --iniciada com "Pepi, Luci e Bom" (1980) e "Labirinto de Paixões" (1982)-- foi longa e frutífera. Com dez filmes, Lampreave tornou-se a mais fiel das "meninas Almodóvar".

Em 2006 foi premiada no Festival de Cannes por seu trabalho em "Volver" junto com as demais atrizes que co-protagonizava o filme: Penélope Cruz, Carmen Maura, Lola Duenas, Blanca Portillo e Yohana Cobo.

"Chus Lampreave foi esse tipo de artista que fazia parte da nossa vida, reconhecida e amada por todos que faziam parte da grande família que é a cultura", afirmou o ministro da Cultura espanhol, Inigo Mendez de Vigo, expressando suas condolências.