Topo

Morre o cineasta francês Charles Bitsch, membro da Nouvelle Vague

Brigitte Bardot e Michel Piccoli em cena de "O Desprezo" (1963), um dos filmes de Jean-Luc Godard em que Charles Bitsch atuou como assistente de direção - Rialto Pictures/Studiocanal
Brigitte Bardot e Michel Piccoli em cena de "O Desprezo" (1963), um dos filmes de Jean-Luc Godard em que Charles Bitsch atuou como assistente de direção Imagem: Rialto Pictures/Studiocanal

De Paris (França)

30/05/2016 12h02

O francês Charles Bitsch, cineasta da Nouvelle Vague e diretor assistente de muitos filmes de Jean-Luc Godard e Claude Chabrol, morreu na última sexta-feira (27) aos 85 anos, perto de Paris após uma longa doença, anunciou sua esposa à AFP.

Charles Bitsch dirigiu vários filmes, incluindo "Les Baisers", "La chance e l'amour" e "Le dernier homme", bem como telefilmes.

Crítico na revista "Cahiers du Cinema" no final dos anos 50, Charles Bitsch acompanhou Jean-Luc Godard como diretor de fotografia e assistente de direção nos sets de "O Desprezo", "Carabiniers", "Made in USA", "Deux ou trois choses que je sais d'elle" e "La Chinoise".

O filme "O Desprezo" (1963), inclusive, estampou o cartaz oficial do último Festival de Cannes. O pôster mostra o ator Michel Piccoli subindo uma longa escada no meio do Mediterrâneo em uma das cenas do filme.

Claude Chabrol também o escolheu como assistente para "Le Beau Serge", "A Double tour" e "Les Bonnes femmes". Charles Bitsch trabalhou várias vezes com Jacques Rivette ("Le Coup du berger" e "Paris nous appartient") e Jean-Pierre Melville ("Le Doulos e "Deux hommes dans Manhattan").