Topo

Morre o dramaturgo britânico Peter Shaffer, autor de "Amadeus"

Sir Peter Shaffer, autor de "Amadeus", morre aos 90 anos - Carmen Valino/AP
Sir Peter Shaffer, autor de "Amadeus", morre aos 90 anos Imagem: Carmen Valino/AP

De Londres (Inglaterra)

06/06/2016 16h57

O dramaturgo britânico Peter Shaffer, autor de "Amadeus", cuja roteiro para o cinema lhe deu um Oscar, morreu nesta segunda-feira (6), na Irlanda, aos 90 anos, anunciou sua agência de representação.

"Peter morreu em paz às 05h30 desta manhã, 6 de junho de 2016, em um hospital de Marymount, do condado de Cork, com sua sobrinha, Cressida, ao seu lado", informou a agência Macnaughton Lord em um comunicado.

Ganhador de muitos prêmios Tony, Olivier e Globos de Ouro, Shaffer foi duas vezes indicado ao Oscar na categoria de melhor roteiro adaptado por duas adaptações de suas obras: "Equus" e "Amadeus", ganhando em 1984 pela segunda, que narrava a relação entre Wolfgang Amadeus Mozart e do também músico e rival italiano Antonio Salieri.

Peter Shaffer era irmão gêmeo de Anthony Shaffer, também roteirista e dramaturgo, que assinou o roteiro do filme de Alfred Hitchcock "Frenesi" e o de "Morte Sobre o Nilo".

Shaffer vivia em Nova York, mas visitava regularmente Londres e o condado irlandês de Cork, onde comemorou seus 90 anos no mês passado e onde morreu.