Milhares de iranianos se despedem do cineasta Abbas Kiarostami
Teerã, 10 Jul 2016 (AFP) - Milhares de iranianos prestaram neste domingo em Teerã a última homenagem ao cineasta Abbas Kiarostami, antes do sepultamento em uma cerimônia privada em Lavasan, localidade próxima da capital do país.
Muitos diretores e artistas compareceram à cerimônia, durante a qual o cineasta Asghar Farhadi agradeceu a Kiarostami por não ter abandonado o Irã, apesar de "toda negligência e falta de gratidão".
"Agradeço por ter aberto o difícil caminho da globalização do cinema iraniano", disse Farhadi, vencedor do Oscar de filme estrangeiro em 2012 por "A Separação".
Kiarostami, vencedor da Palma de Ouro em Cannes em 1997 por "Gosto de Cereja", morreu no dia 4 de julho em Paris aos 76 anos, vítima de um derrame cerebral, segundo a imprensa iraniana.
"Kiarostami se vai, mas o filme continua. Ele fez ressoar o nome do Irã no mundo e no cinema mundial", afirmou Hojatollah Ayubi, diretor da organização governamental do cinema iraniano.
Também estava na cerimônia o cineasta Jafar Panahi, amigo de Kiarostami e condenado a 20 anos sem poder filmar no Irã por sua tentativa de filmar os protestos de 2009 contra o governo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.