Topo

Ator de "Breaking Bad" vive agente que desmantela finanças de Escobar

Bryan Cranston protagoniza história real sobre agente que desmontou o esquema de lavagem de dinheiro do traficante Pablo Escobar em Miami - Liam Daniel/Broad Green Pictures/Divulgação
Bryan Cranston protagoniza história real sobre agente que desmontou o esquema de lavagem de dinheiro do traficante Pablo Escobar em Miami Imagem: Liam Daniel/Broad Green Pictures/Divulgação

Em Miami (EUA)

12/07/2016 12h17

Depois de conquistar o mundo como um traficante de metanfetamina em "Breaking Bad", Bryan Cranston agora está do lado certo da lei: em "The Infiltrator", ele interpreta um agente que desmantela as finanças de Pablo Escobar em Miami.

"The Infiltrator", com Cranston e John Leguizamo como dois policiais infiltrados e Benjamin Bratt como um narcotraficante em Miami vinculado a Escobar, estreia nesta quarta-feira (13) nos Estados Unidos e em setembro no Brasil.

"Pablo Escobar é lendário", disse Cranston à AFP em um hotel de Miami, durante um evento promocional do filme.

"Ele é uma figura icônica e existe algo de tabu sobre ele. Ele é maior do que a vida, trouxe muito medo e desconfiança de um lado, e ainda assim fez algumas coisas muito boas em seu país. Assim, muitas pessoas estavam em conflito sobre como se sentiam sobre ele, mas no final sua maldade superou sua bondade e isto serve para boas histórias".

Cranston tem conhecimento de causa. Ele se tornou um astro mundial e venceu quatro prêmios Emmy graças ao papel de Walter White, o professor de Química que vira produtor e traficante de metanfetamina na série "Breaking Bad", que chegou ao fim em 2013, aclamada por público e crítica.

"Todos amam histórias de gangster", disse Cranston.

"São histórias onde alguém vem do nada e, graças a sua força ou inteligência ou o que for necessário, chega ao poder. É uma espécie de sonho americano".

Escobar como personagem não aparece fisicamente em "The Infiltrator". Ele é um fantasma, um nome que se menciona com medo, o bicho-papão que todos temem.

O agente federal Robert Mazur interpretado por Cranston entra em contato com Roberto Alcaíno (Benjamin Bratt), um auxiliar de Escobar em Miami que precisa lavar a gigantesca quantidade de dinheiro arrecadada por seu chefe.

O agente Mazur, que com métodos bastante rudimentares consegue virar um expert em finançaas clandestinas, consegue se infiltrar na equipe de Escobar nos anos 1980 e lavar milhões de dólares da cocaína.

O filme dirigido por Brad Furman é o mais recente de uma série de produções sobre o narcotraficante colombiano, que reinou no planeta nos anos 1980 graças a seu domínio do mercado da cocaína.

Como aconteceu com Al Capone ao longo do século passado, a indústria do cinema e da TV está transformando lentamente Escobar em uma lenda. O colombiano foi morto a tiros pela polícia de seu país em 1993.

Os exemplos mais populares até agora talvez sejam a série colombiana "Pablo Escobar: El patrón del Mal", a série do Netflix "Narcos", com o brasileiro Wagner Moura como protagonista, e o filme "Escobar, Paraíso Perdido", com Benicio del Toro.

Uma história real

"The Infiltrator" é baseado em uma história real, publicada em 2009 pelo verdadeiro Robert Mazur em um livro de memórias com o mesmo título.

O trabalho de Mazur e seus colegas provocou o indiciamento de mais de cem narcotraficantes e banqueiros corruptos e provocou o colapso, em 1991, do Bank of Credit and Commerce International, uma das instituições que mais lavava dinheiro no mundo.

Além do aspecto histórico, o longa-metragem explora o percurso emocional de um agente infiltrado que precisa conquistar a confiança dos criminosos e, ao mesmo tempo, evitar um grande envolvimento com eles.

"O que atrai neste filme é que a sofisticação dos personagens está de acordo com o que sentimos sobre as pessoas", disse Cranston. Em um momento, o agente Mazur precisa decidir se entrega ou não um criminoso que virou um grande amigo.

Este amigo é Roberto Alcaíno, um simpático narcotraficante interpretado por Benjamin Bratt, conhecido pelo papel de Rey Curtis na série "Law & Order".

"Ele é a definição fácil do cara mau", afirmou Bratt à AFP.

"Mas vamos dar uma olhada nele. Ele é o reflexo no espelho do protagonista do filme. Ele é um amigo decente e leal, um homem de família confiável".

"Mas no fim ele tem que cumprir seu dever e fazer a coisa certa, mesmo que isto provoque algum incômodo", conclui Bryan Cranston.