Topo

"Esquadrão Suicida" recebe críticas ruins e fãs pedem fechamento de site

De Los Angeles

03/08/2016 15h32

Milhares de fãs da DC Comics estão furiosos e apoiando uma carta que pede fechamento do conhecido site de críticas de filmes, o Rotten Tomatoes, após uma avaliação morna dada ao filme dos super-vilões "Esquadrão Suicida".

Um perfil intitulado Abdullah Coldwater de Alexandria, no Egito, começou a campanha acusando o site de fazer "críticas injustas e ruins... e que isso afeta a opinião das pessoas, mesmo sendo um ótimo filme".

A petição feita no site change.org recebeu mais de 12 mil assinaturas na manhã desta quarta-feira (3).

O Rotten Tomates trabalha com uma porcentagem de críticas consideradas positivas, embora o site não ofereça sua própria avaliação dos filmes.

Baseado em 87 comentários, ele mostra atualmente uma aprovação de 32% para o tão aguardado "Esquadrão Suicida", que chega aos cinemas nesta quinta-feira (4).

Estrelado por Will Smith, Jared Leto e Margot Robbie como um grupo de criminosos recrutados para executar missões perigosas, o filme teve uma pontuação média de 5.2 de 10.

"Se você conhece alguém que você não suporta - não alguém que você desgoste, não alguém com quem você teve um atrito, mas alguém que você abomina e detesta - envie para essa pessoa uma entrada para 'Esquadrão Suicida'", escreveu Mick LaSalle do San Francisco Chronicle.

Os executivos da Warner Bros. estavam esperando que essa produção se saísse melhor do que "Batman vs Superman: A Origem da Justiça" - antecessor fortemente criticado do DC Extended Universe (DCEU) - ao prometer um filme mais leve e divertido.

"'Esquadrão Suicida' gabou-se por ter um elenco talentoso e um pouco mais de humor que os esforços anteriores do DCEU", dizia a crítica que era consenso entre os leitores do Rotten Tomatoes.

"Mas eles não são suficiente para salvar o decepcionante resultado final de uma trama confusa, com personagens fracos e direcionamento variado."

A resposta decepcionante para o filme de David Ayer tem aumentado a pressão na Warner para finalmente produzir um filme que coincida com o sucesso de crítica do estúdio rival - o universo dos super-heróis da Marvel.

"Capitão América: Guerra Civil", que estreou em abril, gerou mais de 1.1 bilhão de dólares de lucro no mundo inteiro e teve 90% de aprovação no Rotten Tomatoes, que se baseou em 320 críticas.

O que a crítica pensa de "Esquadrão Suicida" pode não importar, entretanto, se ele conseguir emular a performance financeira de seus predecessores.

"Homem de Aço" (2013) da DC conseguiu 55% de aprovação no Rotten Tomatoes enquanto "Batman vs Superman" conquistou lastimáveis 27% - porém os filmes fizeram 1.5 bilhão de dólares de lucro.