Topo

Bernal, McGregor e Bonello: astros do Festival de San Sebastián

O ator Gael Garcia Bernal durante a premiação do Globo de Ouro de 2016 - REUTERS
O ator Gael Garcia Bernal durante a premiação do Globo de Ouro de 2016 Imagem: REUTERS

De Madri (Espanha)

05/08/2016 18h44

O ator mexicano Gael García Bernal será um dos protagonistas do 64º Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, no qual competirão o cineasta francês Bertrand Bonello e o britânico Ewan McGregor, em sua estreia como diretor.

García Bernal apresentará nesta edição do festival o filme "Neruda", de Pablo Larraín, em que interpreta um inspetor de polícia encarregado de capturar o poeta chileno Pablo Neruda.

Além disso, o ator mexicano de 37 anos, conhecido por seus papéis em "Amores Brutos", "E Sua Mãe Também" e "Diário de Motocicleta", receberá o prêmio honorário do Cinema Latino, que será entregue pela primeira vez nesse ano.

Os organizadores do evento, que acontecerá entre os dias 16 e 24 de setembro, divulgaram nesta semana algumas das produções que irão concorrer pelo prêmio Concha de Ouro.

Entre elas destacam-se "American Pastoral", baseada no romance homônimo de Philip Roth e que marcará a estreia como diretor do britânico Ewan McGregor, também protagonista do filme, e "Nocturama", do cineasta francês Bertrand Bonello.

Também estarão concorrendo "Orpheline", do também francês Arnaud des Pallières, "Jesús" do chileno Fernando Guzzoni, "Yourself and Yours" do coreano Hong Sang-Soo e as obras-primas dos estreantes Miles Joris-Peyrafitte com "As You Are" (Estados Unidos), Johannes Nyholm com "The Giant" (Suécia), e William Oldroyd com "Lady Macbeth" (Reino Unido).

Estas produções se somam aos três filmes espanhóis previamente anunciados: "El Hombre de las Mil Caras" de Alberto Rodríguez, "Que Dios Nos Perdone" de Rodrigo Sorogoyen e "La Reconquista" de Jonás Trueba, filho do famoso cineasta Fernando Trueba.

Esta edição contará também com a participação, fora da competição, de Oliver Stone, que projetará seu filme sobre Edward Snowden e o espanhol Juan Antonio Bayona, que apresentará "Un Monstruo Viene a Verme" protagonizado por Sigourney Weaver.

Essa atriz americana, conhecida por seu papel na saga "Alien", receberá o prêmio Donostia como reconhecimento por sua trajetória.