Receitas de cinema desaceleram na China, segundo mercado do mundo
As receitas de cinema chinês só cresceram 3,7% em 2016, em clara desaceleração depois de ter aumentado 30% anuais durante uma década, devido em parte a muitos filmes locais medíocres e ao combate contra a fraude.
As receitas de bilheteria foram de 45,7 bilhões de iuanes (6,25 bilhões de euros, US$ 6,55 bilhões) no ano passado na China, informou na segunda-feira a agência estatal de imprensa, rádio, cinema e televisão (SAPPRFT).
A desaceleração é considerada expressiva após o aumento de 48% em 2015.
Ainda assim, a China continua sendo o segundo mercado do mundo depois dos Estados Unidos. Além disso, é um cliente importante para os estúdios de Hollywood, cujas superproduções fazem muito sucesso no país asiático.
O número de espectadores de cinema na China subiu 8,9% no ano passado, e os filmes estrangeiros geraram uma receita 10,9% maior, um ritmo de crescimento muito superior ao das películas chinesas, arrasadas pela crítica e ignoradas pelo público.
A China limita rigorosamente, mediante um sistema de cotas, o número de filmes estrangeiras que podem ser exibidos em suas salas.
Segundo especialistas, o setor na China é prejudicado pela grande quantidade de filmes fracos, pela limitação de um sistema de 'tickets' subsidiados que aumenta artificialmente as receitas e por uma campanha contra as fraudes às receitas de bilheteria. Uma lei foi votada em novembro para combater esse tipo de fraude.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.