Topo

Depois de ameaça de boicote, Polanski desiste de presidir o 'Oscar francês'

22.mai.2013 - O diretor franco-polonês Roman Polanski chega para sessão especial de "Week-end de um Campeão", filme de 1972 dirigido por ele - Valery Hache/AFP
22.mai.2013 - O diretor franco-polonês Roman Polanski chega para sessão especial de "Week-end de um Campeão", filme de 1972 dirigido por ele Imagem: Valery Hache/AFP

24/01/2017 09h22

O cineasta franco-polonês Roman Polanski desistiu de presidir em fevereiro a cerimônia do César, o "Oscar francês", depois que associações feministas convocaram um boicote devido às acusações de estupro de uma menor há quatro décadas, informou nesta terça-feira seu advogado.

Estas associações recolheram em menos de uma semana mais de 61.000 assinaturas para pedir a destituição do cineasta como presidente do César.

Polanski é acusado nos Estados Unidos do suposto estupro de uma menor de 13 anos em 1977.

Esta polêmica "injustificada" entristeceu "profundamente Roman Polanski e afetou sua família", e o diretor "decidiu não aceitar o convite" dos organizadores da cerimônia, marcada para 24 de fevereiro em Paris, informou em um comunicado seu advogado, Hervé Temime.

A controvérsia é "alimentada por informações errôneas", defendeu o advogado.

"Vamos lembrar que Samantha Geimer (a menor) apoia há muito tempo as iniciativas judiciais de Roman Polanski para regularizar sua situação nos Estados Unidos, e pediu o abandono definitivo das acusações".

O comunicado também lembra que a justiça da Polônia e da Suíça rejeitaram os pedidos de extradição dos Estados Unidos, ao estabelecer que Polanski "havia cumprido a pena, que havia sido alvo de um acordo entre todas as partes na época".

A ministra francesa de Direitos das Mulheres, Laurence Rossignol, também havia condenado a eleição de Polanski como presidente do César.

A titular da Cultura, Andrey Azoulay, se absteve de criticar a designação do diretor de "O Pianista" e "Tess - Uma Lição de Vida".