Topo

Filmes do Netflix vão estrear em Cannes, mas não serão lançados no cinema

Noah Baumbach dirige Adam Sandler e Dustin Hoffman durante as filmagens de "The Meyerowitz Stories", filme exclusivo da Netflix - STEVE SANDS / GC / GETTY
Noah Baumbach dirige Adam Sandler e Dustin Hoffman durante as filmagens de "The Meyerowitz Stories", filme exclusivo da Netflix Imagem: STEVE SANDS / GC / GETTY

10/05/2017 12h20

Com a "saia justa", Cannes muda regulamento para 2018 e só permitirá disputa de filmes que vão ser lançados no cinema

Os dois filmes da plataforma de vídeos Netflix em competição no Festival de Cannes pela Palma de Ouro não serão lançados nos cinemas, "lamentou" o Festival de Cinema de Cannes, em um comunicado nesta quarta-feira (10).

São dois filmes: "The Meyerovitz Stories", do americano Noah Baumbach, e "Okja", do sul-coreano Bong Joon-Ho. Ambos integram a disputa principal do badalado festival.

Após pedir, "sem sucesso", para que os dois filmes pudessem chegar aos cinemas, o festival anunciou uma mudança em seu regulamento para 2018, impondo para qualquer filme em competição seja lançado em circuito.

"De agora em diante, qualquer filme que desejar competir em Cannes deverá primeiro comprometer-se a distribuí-lo nos cinemas franceses", escreveram os representantes do Festival de Cannes em um comunicado.

Os filmes serão mantidos na competição, indica o Festival, após rumores sobre uma possível retirada. Após o anúncio da seleção, em 13 de abril, os cinemas protestaram contra a possibilidade de uma Palma de Ouro não poder ser exibida nas salas de cinema.