Topo

Diretor alemão Wim Wenders prepara documentário sobre o Papa Francisco

Papa Francisco ganhará documentário  - Max Rossi/Reuters
Papa Francisco ganhará documentário Imagem: Max Rossi/Reuters

20/05/2017 12h58

O diretor alemão Wim Wenders está filmando um documentário sobre o Papa Francisco, com a participação do pontífice e que aborda temas como a ecologia, os migrantes e a justiça social, anunciou a produtora Focus Feature.

"Pope Francis. A Man of his Word" ("Papa Francisco - Um Homem de Palavra") é o primeiro documentário no qual o Papa argentino colabora e se dirige diretamente ao público. "É um filme de não ficção significativo, não uma biografia sobre o papa e sim um filme com ele", destacou a produtora em um comunicado.

No documentário, o líder religioso responde a perguntas enviadas por pessoas de diferentes países, para mostrar "a visão do Papa Francisco do mundo contemporâneo", afirmou o monsenhor Dario Edoardo Vigano, prefeito da Secretaria de Comunicação da Santa Sé, citado no texto.

O filme inclui imagens de arquivo do Vaticano, que mostram o Papa em suas viagens, apresentando suas ideias em vários países. O cineasta Wim Wenders, que ganhou a Palma de Ouro por "Paris, Texas" (1984) e indicado três vezes ao Oscar, afirmou que o papa é "um exemplo vivo de um homem que defende o que diz".

Há dois anos, o filme "Francisco, o Padre Jorge", de Beda Docampo Feijóo, relatava a trajetória de Jorge Bergoglio, desde que decidiu se tornar padre até o conclave que o consagrou Papa. O ator argentino Darío Grandinetti interpretou o pontífice.