Topo

Maioria dos norte-americanos não quer Oprah como presidente

Oprah Winfrey deixa a 75ª cerimônia Globo de Ouro com prêmio pelo conjunto da obra em mãos - Kevin Winter/Getty Images
Oprah Winfrey deixa a 75ª cerimônia Globo de Ouro com prêmio pelo conjunto da obra em mãos Imagem: Kevin Winter/Getty Images

Nova York (EUA)

12/01/2018 15h45

 Embora a maioria dos americanos goste da apresentadora Oprah Winfrey, menos da metade deseja que ela se lance candidata à presidência, uma ideia crescente desde seu impressionante discurso na premiação do Globo de Ouro.

Uma pesquisa realizada entre segunda (08) e quarta-feira (10), com 1.350 adultos, pela rádio pública NPR/Marist Poll indica que 64% dos americanos têm opiniões favoráveis à Oprah, que costuma receber, em seu programa, confidências de centenas de celebridades.

Um americano em cada dois disse que votaria em Oprah, se a eleição presidencial acontecesse agora - contra 39% em Trump.

Mas, apesar de a jornalista, atriz e empresária de 63 anos ter uma popularidade impressionante, apenas 35% dos americanos desejam que ela se candidate em 2020.

Até entre os democratas, apenas 47% almejam que ela concorra, contra 15% dos republicanos.

A pesquisa é a primeira realizada desde a cerimônia de entrega dos prêmios Globo de Ouro no domingo. Seu discurso emotivo e inspirador anunciando a chegada de "um novo dia" para jovens e mulheres em meio à avalanche de denúncias de abuso e assédio lançou rumores sobre suas ambições políticas.

Algumas fontes próximas à apresentadora, a primeira mulher negra a alcançar sucesso notável na televisão americana, indicaram que Oprah considera seriamente uma candidatura presidencial.