Topo

Filme uruguaio vence categoria "opera prima" de Festival de Cinema Latino de Los Angeles

Jouko Ahola e Gary Piquer em cena "Mau Dia Para Pescar" (2009) - Dovulgação
Jouko Ahola e Gary Piquer em cena "Mau Dia Para Pescar" (2009) Imagem: Dovulgação

27/08/2010 12h56

MONTEVIDÉU, URUGUAI - O longa "Mau Dia Para Pescar" (2009), do uruguaio Álvaro Brechner, foi considerado o melhor filme na categoria "opera prima", concedido a estreantes, no 14º Festival Internacional de Cinema Latino de Los Angeles, informou hoje a produtora.

O prêmio foi concedido por unanimidade pelo júri, que destacou a "qualidade" mostrada pelo diretor sul-americano em seu primeiro longa-metragem.

Desde que foi exibido no 62º Festival de Cinema de Cannes, em 2009, "Mau dia para pescar" participou de mais de 60 festivais nos cinco continentes, como os de Varsóvia, Xangai, Mar del Plata, Montreal e Moscou, além da Mostra de São Paulo.

Baseado no conto "Mal día", do escritor uruguaio Juan Carlos Onetti, também recebeu mais de 20 prêmios, entre os quais os concedidos pelos eventos cinematográficos de Sófia, Gijón, Austin e Brooklyn.

O filme, uma coprodução entre Expresso Films, Baobab Films e Telespan 2000, foi escrito e dirigido por Brechner, e protagonizado por Gary Piquer, Jouko Ahola, Antonella Costa e Cesar Troncoso.

O Festival Internacional de Cinema Latino de Los Angeles é um dos mais importantes entre os dedicados às produções latino-americanas nos Estados Unidos. A última edição, concluída na quarta (25), apresentou diversas obras de mais de 20 países.

No programa oficial do evento estavam os brasileiros "É Proibido Fumar" (2009), de Anna Muylaert; "Lula, o Filho do Brasil" (2009), de Fabio Barreto; e "Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo" (2009), de Karim Ainouz e Marcelo Gomes.