Topo

Presidente da Itália se diz "muito contente" com obras do país

01/09/2010 13h55

Ao visitar a Bienal de Arquitetura, também realizada na cidade, Giorgio Napolitano afirmou que Veneza "continua sendo um dos epicentros da vida cultural e artística mundial"

O Presidente da Itália, Giorgio Napolitano, disse hoje estar "muito contente com a participação tão relevante de obras" do país no 67º Festival de Cinema de Veneza, a cuja abertura comparecerá em algumas horas. "Nesta noite estou feliz de participar da inauguração da Mostra de Arte Cinematográfica, inclusive porque acredito muito no cinema", afirmou o chefe de Estado, sobre o evento que será iniciado às 19h (14h no horário de Brasília).

Entre os 24 filmes que disputarão o Leão de Ouro há seis italianos: "La Pecora Nera", de Ascanio Celestini; "La Solitudine dei Numeri Primi", de Saverio Costanzo, com coprodução alemã; "Barney's Version", de Richard J. Lewis, com coprodução canadense; "Noi Credevamo", de Mario Martone, com coprodução francesa; "La passione", de Carlo Mazzacurati; e "Miral", de Julian Schnabel, com coprodução de Estados Unidos, França e Israel.

Questionado sobre essa ser a primeira vez que participa da abertura do festival, Napolitano declarou que "sinceramente não fiz este cálculo". "Vim, de forma particular, porque tenho prazer em responder o convite recebido do presidente [da Bienal de Veneza, entidade à qual está vinculado o festival, Paolo] Baratta, e tenho prazer em participar porque amo o cinema", completou ele.

Ainda hoje, o chefe de Estado visitou a 12ª Exibição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza e comentou que a cidade "continua sendo um dos epicentros da vida cultural e artística mundial" no país.

Para o presidente, "a Bienal é sempre um evento de extraordinária importância no plano cultural e também no plano histórico político para a Itália. Um grande evento internacional que cresce a cada ano pela participação de vários países e pelos resultados obtidos".

O Festival de Veneza acontece a partir de hoje até o dia 11 de setembro. Já a Bienal de Arquitetura de Veneza foi inaugurada no dia 29 de agosto e termina em 21 de novembro.