Topo

Corpo de cineasta Raúl Ruiz chega ao Chile para enterro

Diretor de cinema chileno Raúl Ruiz morre aos 70 anos em Paris - AP
Diretor de cinema chileno Raúl Ruiz morre aos 70 anos em Paris Imagem: AP

25/08/2011 15h54

SANTIAGO DO CHILE, 25 AGO (ANSA) - O corpo do cineasta chileno Raúl Ruiz, que faleceu na última sexta-feira em Paris, chegou hoje ao Chile, onde será velado e sepultado.

O caixão contendo os restos do diretor chegou ao aeroporto internacional da capital chilena acompanhado de sua esposa, a também cineasta Valeria Sarmiento, e foi traslado a seu antigo endereço, onde foi recebido por parentes, amigos, artistas, vizinhos e admiradores.

O velório acontecerá na Igreja Nossa Senhora da Divina Providência, também localizada na capital, onde será realizada uma apresentação de fado, tradicional música portuguesa, país onde foi rodado seu último trabalho cinematográfico.

O corpo do diretor será sepultado na próxima sexta-feira no Cemitério Parque del Recuerdo e, durante o trajeto até o local, receberá homenagens da população. O governo chileno decretará luto oficial amanhã.

Ruiz, um dos principais nomes da cinematografia latino-americana, morreu aos 70 anos por conta de uma infecção pulmonar na capital francesa, onde residia desde 1974.

Com mais de 100 obras cinematográficas realizadas durante seus quase 50 anos de carreira, o diretor chegou a receber em 1997 o Prêmio Nacional de Artes e da Representação Audiovisual do Chile.

Naquele ano, Ruiz ganhou o Urso de Prata do Festival de Berlim por sua "extraordinária contribuição artística" ao cinema com o filme "Genealogias de um crime" (1997). Suas produções chegaram também a competir diversas vezes no Festival de Cannes.