Topo

Cinco curtas da América Latina concorrerão no Festival de Berlim

19/01/2012 21h19

Vinte e sete curtas-metragens de 22 países competirão pelos prêmios Urso de Ouro e Urso de Prata da sessão oficial do 62º Festival de Berlim, informou hoje a assessoria de imprensa do evento.

Entre os 27 curtas, cinco são da América Latina. Entre eles estão, "Licuri Surf", do brasileiro Guile Martins; "La Santa", do chileno Mauricio López Fernández; e "Ein Mädchen Namens Yassabeau" ("A Mulher Chamada Yssabeau", em tradução livre do alemão), da mexicana Rosanan Cuellar.

Além deles, concorrerão "Nostalgia", do venezuelano Gustavo Rodnón Córdov, e o "Loxoro", uma coprodução hispano-argentina-peruana, de Claudia Lolla, que ganhou como melhor longa na edição de 2009 do Festival de Berlim.

O júri que participará da votação é composto pela atriz alemã Sandra Hller, Urso de Prata em Berlim 2006, por "Requiem"; a artista plástica palestina Emily Jacir, Leão de Ouro na Bienal de Arte de Veneza, em 2007; e o produtor de animação irlandês David O'Reilly, Urso de Ouro de melhor curta, em 2009, com "Por favor, diga alguma coisa".