Topo

Melhor diretor de Cannes diz que não mudará estilo para ter sucesso comercial

O diretor mexicano Carlos Reygadas discursa após ganhar o prêmio de melhor diretor por seu filme "Post Tenebras Lux" na 65ª edição do Festival de Cannes, na França (27/5/12)  - Valery Hache/AFP Photo
O diretor mexicano Carlos Reygadas discursa após ganhar o prêmio de melhor diretor por seu filme "Post Tenebras Lux" na 65ª edição do Festival de Cannes, na França (27/5/12) Imagem: Valery Hache/AFP Photo

Da ANSA, em Cannes

27/05/2012 19h27

O cineasta mexicano Carlos Reygadas ganhou neste domingo (27) o prêmio de melhor direção do 65º Festival de Cannes pelo filme "Post Tenebras Lux".

"Eu agradeço igualmente ao público que tem gostado do meu filme e ao que tem detestado porque para mim são igualmente importantes", declarou Reygadas, cuja produção foi a mais discutida e vaiada do Festival.

O diretor disse não achar que é "um cineasta louco que utiliza a linguagem abstrata para confundir e distanciar o espectador".

Segundo ele, sua intenção, como a de todos os diretores, é "chegar a um público que me siga com a mente e o coração mas, sobretudo, quero me expressar livremente sem o desejo de mudar meu estilo para obter êxito comercial".

"Eu não acredito que os prêmios levem a lugar nenhum, mas agradeço porque me confirmam que existem pessoas que apreciam meus filmes", declarou o mexicano.

Ele ainda afirmou que teve tempo de assistir produções de outros diretores durante o evento. "Vi e amei, principalmente, 'On the Road', do brasileiro Walter Salles que fez um filme excelente, repleto de muito amor e humanidade e que, no entanto, não ganhou nenhum prêmio".