Topo

Documentário franco-argentino é exibido no Festival de Veneza

30/08/2012 16h20

O documentário franco-argentino "O Impenetrável", que narra a batalha ambientalista do cineasta Daniele Incalcaterra, foi exibido quinta (30) em uma sessão paralela do 69º Festival de Veneza e recebeu aplausos unânimes.

Partindo de carro de Buenos Aires em direção a Assunção, no Paraguai, para se desfazer de uma herança indesejada de cinco mil hectares de uma floresta no Chaco paraguaio, Incalcaterra descobre em si mesmo uma alma ambientalista que lhe fará empreender uma luta de dois anos contra a burocracia paraguaia e contra os interesses latifundiários e petrolíferos para doar o terreno à população indígena original.

O filme, dedicado a seu filho Aurelio, é assinado com a colaboração de sua esposa, Fausta Quattrini, que o ajudou com a direção, roteiro e câmera na aventura que teve final feliz, mas incerto. "Na realidade, não ganhei a guerra que me propus para criar um enclave ambientalista no Chaco paraguaio, mas tão somente a primeira batalha", disse.

Depois da estreia mundial, "O Impenetrável" deverá ser apresentado no Festival de Mar del Plata. O lançamento em Buenos Aires está previsto para novembro. Na França, país co-produtor do documentário, será distribuído no início de 2013.