Topo

Morre o diretor italiano Carlo Mazzacurati

De Roma (Itália)

22/01/2014 18h39

Morreu o diretor e roteirista de cinema Carlo Mazzacurati. O italiano nasceu em 2 de março de 1956 e foi vencedor do Leão de Prata no Festival de Veneza em 1994 com o filme "Toro". Ele já estava doente há algum tempo e se recuperava em um hospital em Monselice, na província de Padova.   

"A Bienal de Veneza toda está chorando a morte do diretor Carlo Mazzacurati", declarou o presidente da Bienal de Veneza, Paolo Baratta. "A Mostra de Cinema presenciou sua estréia com o filme 'Notte Italiana' em 1987 e depois acompanhou o crescimento de sua carreira, acolhendo-o mais vezes em competições e premiando-o com o Leão de Prata pelo filme "Il Toro", em 1994", explicou Baratta. Para o presidente, o cinema italiano perde com Mazzacurati "um de seus protagonistas mais importantes e sensíveis das últimas décadas".   

Entre seus filmes mais importantes destaca-se "La Giusta Distanza", de 2007 e "La Passione", de 2010. Mazzacurati interpretou, inclusive, pequenos papéis no cinema em filmes do também italiano Nanni Moretti, como em "Palombella Rossa", "Caro Diario" e "Il Caimano". Em 2013, recebeu o "Gran Premio Torino" pelo conjunto de sua obra. No mesmo festival, apresentou seu último filme "La Sedia della Felicità", que deverá estrear nos cinemas neste ano.