Cinema

Versão restaurada de "Amarcord" será exibida no Festival de Veneza

Divulgação
Cena "Amarcord", clássico de Federico Fellini, que será exibido no Festival de Veneza imagem: Divulgação

Veneza (Itália)

Uma restauração do filme "Amarcord", obra-prima de Federico Fellini, será apresentada 41 anos depois de sua estreia no próximo Festival Internacional de Cinema de Veneza, que ocorrerá de 2 a 12 de setembro, perante um de seus maiores admiradores, o cineasta italiano Giuseppe Tornatore.

Tornatore, autor de um pessoal "Amarcord", que no dialeto riminês de Fellini significa "Me recordo", testemunhará a projeção gratuita e ao ar livre nos jardins do ex-cassino de Lido, que hoje é a sede da mostra, em 5 de setembro.

Trata-se de uma nova iniciativa do Festival em benefício dos habitantes de Lido e do público que não pode pagar os ingressos para o evento.

A restauração foi feita pelo Laboratório da Imagem Recuperada, um dos mais importantes centros mundiais de recuperação de filmes, ao qual a família Chaplin confiou todo o patrimônio de Charles, com o apoio da Cinemateca de Bolonha; da Cristaldi Filme, que produziu "Amarcord"; da Warner Bros, que o distribuiu em todo o mundo; e da cidade de Rimini, tão bem descrita por Fellini no filme.

"A restauração restituiu a beleza original dos trajes e decorações de Danilo Donati; a fotografia em cores de Giuseppe Rotunno, que supervisou a operação; a música de Nino Rota, além de fazer faz justiça ao belo roteiro que Fellini escreveu com seu fiel colaborador Tonino Guerra", explicou uma nota do evento.

O prefeito de Rimini, Andrea Gnassi, aproveitou a ocasião para anunciar a reconstrução e próxima inauguração em outubro do cinema Fulgor, da infância felliniana e que figura como uma das paisagens urbanas protagonistas de "Amarcord".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 
Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Topo