Topo

Italiana misteriosa é finalista do Man Booker Prize

Títulos selecionados para a semifinal do Man Booker Price 2016 - Divulgação
Títulos selecionados para a semifinal do Man Booker Price 2016 Imagem: Divulgação

De Roma (Itália)

18/04/2016 17h43

A enigmática escritora italiana Elena Ferrante, cuja verdadeira identidade se mantém em segredo, está entre os seis finalistas do Man Booker International Prize 2016, um dos principais prêmios literários do mundo.  

Ela concorre com o livro "Storia Della Bambina Perduta" ("História da Menina Perdida", em tradução livre), quarto e último volume de sua chamada "série napolitana". Os outros indicados são o turco Orhan Pamuk, vencedor do Nobel de Literatura em 2006, o austríaco Robert Seethaler, o angolano José Eduardo Agualusa, o sul-coreano Han Kang e o chinês Yan Lianke.  

Elena Ferrante é sucesso absoluto na Itália há mais de 20 anos, embora não revele sua identidade. Suas poucas entrevistas são sempre por e-mail e se vencer o Man Booker, certamente não irá recebê-lo.  

A "série napolitana" narra a história das amigas Elena e Lila, contada pela primeira após o desaparecimento da segunda, aos 66 anos. A trajetória, ambientada na periferia de Nápoles, começa na infância e, em "Storia Della Bambina Perduta", chega à fase adulta. Ferrante acredita que seus livros não precisam de promoção por parte dela, no que parece estar certa.  

O vencedor do Man Booker International Prize 2016 será anunciado no próximo dia 16 de maio. 

Brasileiro Raduan Nassar fica de fora 

O escritor brasileiro Raduan Nassar não entrou na lista, perdendo na semifinal da disputa.

O livro "Um Copo de Cólera", de 1978, foi traduzido pela primeira vez na língua inglesa em janeiro deste ano e publicado na coleção Penguin Contemporany Classics, dando a oportunidade de concorrer na categoria.

Luiz Schwarcz, diretor da Companhia das Letras, responsável pelos lançamentos do escritor no Brasil, disse em entrevista que o autor sempre tentou de todas as formas boicotar as edições em inglês.