Topo

Com Chanel e "Velozes e Furiosos", Havana está "na moda"

O ator Vin Diesel  em cena do filme "Velozes e Furiosos 7" - Divulgação
O ator Vin Diesel em cena do filme "Velozes e Furiosos 7" Imagem: Divulgação

De Havana, Cuba

25/04/2016 21h59

A capital de Cuba, Havana, nunca esteve tão "na moda". Palco de eventos internacionais neste ano, a cidade está agitada e repleta de turistas dos mais variados países, até dos Estados Unidos.  

Uma das principais atrações de 2016 no município será o esperado desfile da coleção Cruise 2016-2017 da Chanel, que acontecerá no dia 3 de maio e contará com ao menos 50 modelos, das quais muitas serão cubanas. As profissionais foram escolhidas pela própria maison francesa no Hotel Nacional de Cuba, segundo fontes locais.  

Já em relação ao local escolhido da cidade, o desfile acontecerá na Praça da Catedral, no Paseo del Prado de Havana, uma das mais famosas e belas avenidas, que foi construída em 1772 quando Cuba ainda era uma colônia espanhola e "remodelada" em 1928 pelo arquiteto francês Jean-Claude Nicolas Forestier.

Cenário de filme

Há poucos quilômetros da praça, também se espera outro evento de importância: as gravações do oitavo filme da franquia "Velozes e Furiosos". Os protagonistas Vin Diesel e Michelle Rodríguez já foram vistos passeando na cidade neste domingo (24).

Além disso, a visita do papa Francisco no final do ano passado, a histórica viagem do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a Cuba no começo de março e o show da banda britânica Rolling Stones também no último mês agitaram bastante o calendário do país latino.

Segundo uma moradora do bairro de El Vedado, em Havana, a cidade já está "na moda" há alguns anos, com todos os seus festivais, concertos e viagens de Pontífices e de algumas celebridades. No entanto, a cubana não se lembra de outro momento tão "espetacular" como este ano.

Já para Piro, um taxista que trabalha perto do litoral da capital, os turistas também estão sendo atraídos pela possibilidade de fazer cruzeiros que que passem na região.  

"Neste mesmo momento, a cidade está cheia de turistas. São russos, espanhóis, italianos, argentinos, chineses, canadenses e norte-americanos. Quando chega um cruzeiro aqui fica cheio de gente", disse o cubano.