Topo

Belmondo e Skolimowski levarão prêmio honorário do Festival de Veneza

O ator Jean-Paul Belmondo e o cineasta Jerzy Skolimowski: homenageados em Veneza - Getty Images
O ator Jean-Paul Belmondo e o cineasta Jerzy Skolimowski: homenageados em Veneza Imagem: Getty Images

De Veneza (Itália)

14/07/2016 14h22

O ator francês Jean-Paul Belmondo e o cineasta polonês Jerzy Skolimowski receberão o Leão de Ouro honorário pela carreira na próxima edição do Festival de Veneza. A 73ª Mostra Internacional de Arte Cinematográfica de Veneza ocorre de 31 de agosto a 10 de setembro deste ano.

A decisão de premiar a dupla foi tomada pelo conselho administrativo da Bienal de Veneza, presidido por Paolo Baratta. Jean-Paul Belmondo, de 83 anos, é conhecido como "Bébel".

Sua primeira grande performance foi em "Acossado", que o tornou um dos principais atores da Nouvelle Vague. Em 1964, ele estava no Brasil para filmar "O Homem do Rio".

Já Jerzy Skolimowski tem 78 anos é diretor, escritor e dramaturgo. Conduziu mais de 20 filmes desde os anos 1960 e, junto com Roman Polanski, ajudou a promover o cinema polaco.

Entre os vencedores do prêmio honorário de Veneza estão os cineastas David Lynch, Clint Eastwood e Tim Burton e os atores Al Pacino, Dustin Hoffman a Marcello Mastroianni. Em 2015, a honra ficou com o diretor francês Bertrand Tavernier.

A programação completa da mostra de Veneza será apresentada em 28 de julho, em Roma.