Topo

Filme sobre ex-chefe da máfia italiana terá cenas rodadas no Brasil

Tommaso Buscetta, ex-líder da máfia - Mike Palazzotto / AFP Photo
Tommaso Buscetta, ex-líder da máfia Imagem: Mike Palazzotto / AFP Photo

De Cannes (França)

18/08/2016 17h57

O cineasta italiano Marco Bellocchio começou a escrever seu próximo trabalho, um filme sobre o mafioso siciliano Tommaso Buscetta, que terá cenas rodadas no Brasil.

O anúncio foi feito durante o Festival de Cannes pelo produtor Beppe Caschetto e pelo CEO da Rai Cinema, Paolo Del Brocco. "Eu estou interessado no caráter de Tommaso Buscetta porque ele é um traidor, mesmo que não tenha sido ele quem traiu os princípios 'sagrados' da Cosa Nostra", disse o diretor por meio de uma nota.

"O traidor", possível título para o filme, será uma produção internacional e deve ser filmado na Itália, no Brasil e nos Estados Unidos. Buscetta (1928-2000) foi um dos principais líderes da Cosa Nostra, a máfia siciliana, entre os anos 1950 e 1980 e teve algumas passagens por solo brasileiro.   

Em uma delas, em 1972, foi preso e extraditado por tráfico internacional de drogas à Itália, onde cumpriu pena até 1980. No ano seguinte, retornou ao Brasil, mas, em 1983, foi novamente capturado e expulso. 

Pouco depois, aceitou se tornar um colaborador da justiça italiana e ajudou os magistrados, inclusive Giovanni Falcone, assassinado pela Cosa Nostra em 1992, a entenderem melhor o funcionamento da máfia siciliana. Buscetta havia sido protagonista da sangrenta guerra por poder dentro da organização criminosa, vencida pelo seu rival Salvatore "Totó" Riina.   

Em 1984, foi extraditado para os Estados Unidos, onde fez acordo de delação premiada para revelar detalhes sobre as operações da Cosa Nostra no país. Em troca, ganhou uma nova identidade e o direito à liberdade vigiada. Ele morreu de câncer em 2000, aos 71 anos, em Nova York.