Topo

Oito meses após terremoto, cidade destruída na Itália inaugura cinema

Ministro italiano da Cultura e Turismo, Dario Franceschini, e o presidente da Anica, Francesco Rutelli, inauguram sala - Ansa
Ministro italiano da Cultura e Turismo, Dario Franceschini, e o presidente da Anica, Francesco Rutelli, inauguram sala Imagem: Ansa

De Amatrice (Itália)

11/04/2017 18h01

Uma sala de cinema de capacidade para 100 pessoas construída em uma estrutura bem moderna foi inaugurada nesta terça-feira (11) em Amatrice, uma das cidades mais atingidas pelos terremotos de 24 de agosto do ano passado e do último 18 de janeiro na Itália. O espaço, que tem caráter temporário, é um "presente" à população do município do Lazio, que poderá voltar à normalidade pelo menos por um período de duas horas.

Essa foi a definição dada pelo prefeito de Amatrice, Sergio Pirozzi, durante a inauguração do cinema, que contou com a presença do ministro dos Bens Culturais do país, Dario Franceschini, do presidente da Associação Nacional da Indústria Cinematográfica e Audiovisual da Itália (Anica), Francesco Rutelli, e do CEO da Rai Cinema, Paolo Del Brocco.

"Um gesto simbólico, mas concreto porque se trata de reconstruir edifícios, mas também de dar novamente a vida", disse Franceschini na ocasião. O primeiro filme que será exibido na nova sala de cinema será "Lasciati Andare", de Francesco Amato, no próximo sábado (15).

Além disso, outros 10 longas, desde obras italianas como "La Pazza Gioia" ("Loucas de Alegria") até sucessos de bilheterias internacionais como "La La Land: Cantando Estações", serão exibidos para a população gratuitamente.

"Depois ouviremos os pedidos das pessoas que vivem aqui, se querem, por exemplo, animações, filmes históricos. Queremos trazer para cá também elencos de filmes que nós da Rai Cinema temos em Veneza", disse Del Brocco. Com a presença do ministro de Franceschini na cidade, também foram anunciadas outras duas novidades. A primeira é que será construída uma maquete em plástico de como Amatrice era antes dos terremotos. A miniatura será montada perto da Igreja de Santo Agostinho, grande parte destruída pelos tremores. "Será uma instalação permanente no modelo da 'Itália em miniatura'."  

Já a segunda novidade foi anunciada pelo próprio ministro, que disse que, "para a Páscoa, voltarão a tocar os sinos recuperados das zonas atingidas pelos terremotos". "Pela primeira vez nas áreas atingidas pelos tremores foi reconstruído um campanário", disse o italiano referindo-se à torre da Igreja de Santo Agostinho, "cujos sinos tocarão em um concerto de Páscoa", logo após a missa que será celebrada pelo bispo de Rieti, Pierdomenico Pompili.