Topo

"O Discurso do Rei" é o principal filme em premiação dos produtores

24/01/2011 19h13

LOS ANGELES, EUA – "O Discurso do Rei" foi coroado como melhor filme na premiação do Sindicato dos Produtores dos EUA (Producers Guild of America, PGA) no sábado (22). O filme britânico derrotou o ganhador do Globo de Ouro e provável favorito ao Oscar "A Rede Social".

O filme também superou os indicados "127 Horas", "Cisne Negro", "A Origem", "O Vencedor", "Minhas Mães e Meu Pai", "Atração Perigosa", "Toy Story 3" e "Bravura Indômita". O prêmio da PGA, apresentado pelo cineasta Judd Apatow, é parte de uma sequência de cerimônias que levam ao Oscar.

"A Rede Social", estrelado por Jesse Eisenberg como o fundador do Facebook Mark Zuckerberg, parecia estar na dianteira pelo prêmio de melhor filme no Oscar após dominar as preferências dos críticos e ganhar o Globo de Ouro na semana passada.

TRAILER DO FILME "O DISCURSO DO REI"

Mas a vitória de sábado solidificou um espaço nos prêmios da Academia para o desafiante "O Discurso do Rei", que é estrelado pelo ganhador do Globo de Ouro Colin Firth no papel do pai da Rainha Elizabeth II. George VI tenta superar sua gagueira.

A associação dos produtores seguiu a tendência do Oscar e aumentou sua lista de indicados para dez candidatos.

Nas outras categorias da premiação, "Toy Story 3" ganhou o prêmio de melhor animação, enquanto a crônica da educação moderna "Waiting for Superman" (À Espera do Super-Homem, em tradução livre) levou as premiações de documentário.