Topo

Análise: Último ato da atriz Zsa Zsa Gabor é marcado por novela familiar

Zsa Zsa Gabor mostra bolsa que foi de Marilyn Monroe no Planet Hollywood, em Beverly Hills (1996) - AFP PHOTO Kim KULISH
Zsa Zsa Gabor mostra bolsa que foi de Marilyn Monroe no Planet Hollywood, em Beverly Hills (1996) Imagem: AFP PHOTO Kim KULISH

Sandy Cohen

Em Los Angeles (EUA)

16/06/2011 07h32

A celebridade de Zsa Zsa Gabor sempre esteve mais ligada à conquista das atenções do que à conquista de papéis em filmes. Mas agora, a cena final da diva doente de 94 anos está sendo roubada por uma novela da vida real de Hollywood, com uma família dividida pela fama, fortuna, fraude e pura esquisitice.

Enquanto a ex-socialite e diva permanece imóvel –incapaz de comer, mal capaz de se comunicar, sem muita consciência de onde está– fervem as tensões entre as duas pessoas mais próximas de Zsa Zsa: seu marido há 25 anos, Frederic Prinz von Anhalt, e sua única filha, Francesca Hilton.

FILMES
Happily Ever After (1993)
The Naked Truth (1993)
Johann Strauss - Der König ohne Krone (1987)
Frankenstein's Great Aunt Tillie (1984)
O Que Toda Mulher Tem (1978)
Won Ton Ton: The Dog Who Saved Hollywood (1976)
Up the Front (1972)
Um Marido de Morte (1966)
Picture Mommy Dead (1966)
Uma Vez por Semana (1962)
The Road to Hong Kong (1962)
La contessa azzurra (1960)
For the First Time (1959)
Queen of Outer Space (1958)
A Marca da Maldade (1958)
The Man Who Wouldn't Talk (1958)
The Girl in the Kremlin (1957)
Death of a Scoundrel (1956)
Ball der Nationen (1954)
3 Ring Circus (1954)
Sangre y luces (1954)
L'ennemi public n° 1 (1953)
Lili (1953)
The Story of Three Loves (1953)
Moulin Rouge (1952)
We're Not Married! (1952)
Lovely to Look at (1952)

Frederic e Francesca estão em desacordo a respeito de quase tudo ligado a Zsa Zsa. Eles estão brigando a respeito do testamento, cada um o reescrevendo sem dizer ao outro. Estão brigando pela casa dela: Frederic processou Francesca em 2005 por ter refinanciado o imóvel, que ela diz ter feito para proteger os investimentos de sua mãe. Agora, Francesca está contestando o direito de Frederic de vender o lugar.

Eles estão discutindo a respeito da imagem dela: Francesca detesta Frederic por ter publicado fotos de Zsa Zsa trajando camisola hospitalar; ele diz que isso permite que os fãs dela vejam que ela está feliz e não “semimorta”. Eles estão discutindo sobre as visitas a Zsa Zsa: Frederic diz que como Francesca é “louca”, ela só pode vir quando estiver acompanhada por um médico. Francesca diz que há mais de dois meses não é autorizada a ver sua mãe.

E a bizarra batalha do ele disse, ela disse, prossegue, com Frederic falando abertamente à imprensa, com Francesca tipicamente fugindo da imprensa, com mulher que foi pioneira da arte de ser famosa por ser famosa permanecendo impotente entre eles.

Quase semanalmente, Frederic alerta a imprensa sobre outra crise médica de Zsa Zsa Gabor: uma fratura na bacia, uma perna amputada devido a uma gangrena, outra perna quase amputada, coágulos, infecções, pneumonia. Na semana passada, ela foi submetida a uma cirurgia para reposicionamento de seu tubo de alimentação. Desde meados do ano passado, Zsa Zsa já deu entrada no Centro Médico da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, quase duas dúzias de vezes.

E há as notícias do próprio Frederic: em 2007, ele declarou que poderia ser o pai do bebê de Anna Nicole Smith, depois da morte dela na Flórida. O teste de DNA provou que não. Posteriormente naquele ano, ele chamou a polícia para comunicar que tinha sido roubado, e os policiais encontraram o senhor de 67 anos nu em seu Rolls-Royce. No final daquele ano, Frederic entrou brevemente na disputa pelo governo da Califórnia. Ele também diz que está considerando concorrer para prefeito de Los Angeles em 2013.

Frederic, que alega ser um príncipe alemão, agora diz que deseja ter um bebê com uma doadora de óvulo e uma mãe de aluguel, porque após a morte de sua esposa, “eu ficarei muito solitário”.

O príncipe também quer vender a ampla mansão em Bel-Air de Zsa Zsa por US$ 15 milhões e leiloar a vasta coleção dela de antiguidades e roupas de grife, às vezes divulgando as vendas planejadas em meio aos boletins médicos de sua esposa.

“Minha esposa, mesmo quando está em casa, não sabe onde ela está”, ele diz. “Ela não sabe se está no hospital ou em casa, de modo que não faz nenhum sentido manter a casa.”

Francesca diz que Frederic não tem direito de vender a casa. Ele alega ter uma procuração para cuidar dos negócios de Zsa Zsa e que o acordo pré-nupcial, assinado pelo casal em 1986, mostra que a mansão pertence apenas a Zsa Zsa Gabor.

  • Doug Sheridan/AP

    A atriz Zsa Zsa Gabor deixa tribunal de Beverly Hills (13/7/1989)

Frederic insiste que tudo o que ele faz é no melhor interesse de sua esposa e que o atendimento a ela e o bem-estar dela são suas prioridades. Ele diz que está constantemente ao lado dela e é frequentemente a única pessoa em que ela confia.

Ele conheceu Zsa Zsa em 1984, enquanto estava em férias em Los Angeles, vindo da Alemanha. Na época com 40 anos, ele se hospedou no Beverly Hilton e saiu à procura de uma verdadeira festa de Hollywood. Ele encontrou uma na propriedade do escritor Sidney Sheldon.

“Eu não tinha um convite e forcei a entrada”, ele recorda.

Trajando um uniforme real, ele alugou um Rolls-Royce conversível, pagou US$ 100 para dois estudantes universitários posarem como seus guarda-costas e entrou na festa como penetra. Lá dentro, ele se apresentou como duque da Saxônia e Zsa Zsa se encantou imediatamente. Vinte e sete anos mais velha do que ele, ela o transformou em seu amante. Ele vinha com frequência da Alemanha para vê-la e, após dois anos, durante uma reunião com um assessor de imprensa, ficou determinado que eles se casariam em 14 de agosto de 1986.

Frederic contou a história recentemente, durante uma longa entrevista para “The Associated Press” em um popular restaurante na Sunset Strip. Vestindo uma camisa justa, jeans Diesel e um anel de casamento e relógio de diamantes, ele chegou com um agente de relações públicas e escolheu uma mesa no pátio, ao lado da calçada.

Francesca Hilton –cujo pai foi Conrad Hilton, o fundador do hotel e segundo marido de Zsa Zsa Gabor– se recusou a falar com a “AP” para este artigo, dizendo que não queria perpetuar a publicidade de Frederic. Em vez disso, ela enviou seu agente de relações públicas, Edward Lozzi, que falou cuidadosamente sobre Zsa Zsa e Francesca, mulheres que ele conhece há mais de 30 anos. Na metade da entrevista, Francesca ligou para ele em seu celular e ele a persuadiu a falar brevemente com esta repórter pelo telefone.

“Minha esposa, mesmo quando está em casa, não sabe onde ela está. Ela não sabe se está no hospital ou em casa, de modo que não faz nenhum sentido manter a casa

Francesca diz que ela e sua mãe sempre foram muito próximas, conversando pelo telefone “10 vezes por dia”. Zsa Zsa apoiou suas várias carreiras, quando Francesca trabalhou com fotografia, abriu sua própria agência publicitária e subiu aos palcos como humorista.

“Foi ele que tentou nos separar”, diz Francesca sobre Frederic. “Eu não sei por que ele me odeia.”

Uma coisa em que os dois concordam é que seus problemas começaram em 2002, após um acidente de automóvel que deixou Zsa Zsa paralisada e presa a uma cadeira de rodas. Ela se tornou dependente dos cuidados de Frederic, e ele e Francesca começaram a entrar em atrito.

Francesca diz por meio de Lozzi que após o acidente, Frederic começou a afastá-la e a se comportar estranhamente. Frederic diz que Francesca simplesmente se sente ameaçada por seu relacionamento com Zsa Zsa.

“Ela sabia que minha esposa dependia de mim e isso é perigoso”, ele diz, acrescentando que ele acha que Francesca considera sua mãe “o seguro de vida (dela)”.

Lozzi diz que Francesca, 64 anos, quer apenas ver sua mãe. Ela também deseja uma confirmação independente de que Zsa Zsa está recebendo os cuidados que Frederic alega que ela está recebendo.

Foi ele que tentou nos separar. Eu não sei por que ele me odeia

Frederic tem cuidado de Zsa Zsa e sido seu porta-voz desde que ela fraturou a bacia em julho do ano passado. O agente de relações públicas de Zsa Zsa, John Blanchette, frequentemente encaminha os pedidos da imprensa referentes à sua cliente diretamente para Frederic.

Frederic diz que sua persistência é o que tem mantido Zsa Zsa viva.

“Se eu tivesse seguido as ordens dos médicos, ela já teria morrido, porque eles me perguntam todo dia: ‘Quão longe você deseja ir? O que você quer fazer? Você não acha que 94 anos já é uma boa idade?” ele diz. “Eu disse: ‘Não. Eu quero o máximo’.”

Francesca diz que quando telefona para Frederic para perguntar sobre sua mãe, ele a xinga e bate o telefone.

“Eu não sei por que ele não me diz quando ela está no hospital, para que eu possa vê-la”, ela diz. “Isso não é certo. É a minha mãe. Ele não é dono dela.”

Lozzi diz que Francesca soube por meio de um repórter a respeito da mais recente hospitalização de Zsa Zsa.

Um agente de relações públicas veterano de Hollywood, Michael Levine, que representou Barbra Streisand e Michael Jackson, diz que o drama que cerca Zsa Zsa em seus últimos dias é “uma tempestade perfeita de disfunção”.

“Não há um bom final. A vida inteira dessa mulher ficará marcada por este episódio”, ele diz. “Antes havia um estigma contra fazer coisas consideradas impróprias ou vergonhosas. Atualmente não há estigma. Vale tudo. É como se estivéssemos vivendo um reality show de televisão na vida real, em tempo real.”

Tradução: George El Khouri Andolfato