Topo

Al Pacino e elenco de "Scarface" celebram legado do filme

O ator Al Pacino em evento de lançamento do Blu-ray de "Scarface" em Los Angeles (23/08/2011) - Reuters
O ator Al Pacino em evento de lançamento do Blu-ray de "Scarface" em Los Angeles (23/08/2011) Imagem: Reuters

Sandy Cohen

De Los Angeles

24/08/2011 08h47

Al Pacino diz que se queimou enquanto filmava "Scarface". Literalmente, ele agarrou o cano de uma arma que tinha acabado de atirar 30 balas durante uma das cenas violentas de Tony Montana. "Minha mão grudou naquela porcaria", lembra-se o ator de 71 anos. Ele não conseguiu trabalhar por duas semanas.

Pacino recordou-se da experiência durante uma conversa com os atores de "Scarface" Steven Bauer, Robert Loggia e F. Murray Abaham e com o produtor Martin Bregman em uma festa nesta terça (23), em ocasião do lançamento do filme em Blu-ray.
 
Parte do charme do longa, disse Pacino, é que ele não foi um grande sucesso logo de cara. "É um dos meus favoritos por conta de toda a sua evolução", afirmou. "Foi como tivesse sido estripado depois de ter sido aberto pela imprensa. Ninguém gostava muito do filme, embora muita gente estivesse assistindo". Ele falou que "é quase um milagre" que o público continue a descobrir e a gostar do longa hoje em dia.
 
Pacino quis atuar em "Scarface" após ter se inspirado na performance de Paul Muni no original de 1932. Sidney Lumet sugeriu que o personagem principal fosse cubano em vez de italiano.
 
O "Scarface" de Pacino acontece em Miami nos anos 80, e Tony Montana é um ambicioso imigrante que gere um crescente império das drogas até se despedaçar por conta de sua ganância e vício. A atuação de Al Pacino como um dominador de armas e cheirador de cocaína está entre as mais memoráveis de sua carreira.
 
Ele disse que durante os nove meses em que participou das filmagens do filme, o personagem praticamente viveu dentro dele. Na época, quando o cachorro feliz de um amigo seu se aproximou, Pacino fechou o punho e o levantou instintivamente, como se fosse dar um soco. "Por isso que eu amo Tony Montana, cara, porque eu não conseguiria fazer isso", disse Pacino.
 
Bregman chamou "Scarface" de um "um filme realmente perfeito". Os temas atemporais como ganância, desejo e ambição fariam com que o longa fosse controverso mesmo se tivesse sido lançado hoje, acredita Pacino.
 
O roteirista Oliver Stone e o diretor Brian De Palma estavam "tentando falar sobre a avareza dos anos 80", afirmou Pacino. "Naquela época, havia toda essa coisa sobre a ganância, que acontecia em Wall Street, e acho que o filme faz parte disso. Um grande personagem também --Tony Montana, uma pessoa que ousa fazer tudo, que voa como uma fênix, como Ícaro, próximo ao sol".
 
O Blu-ray será lançado no dia 6 de setembro nos Estados Unidos e um dia depois no Brasil. "Scarface" também será exibido no país em 475 salas no dia 31 de agosto.