Topo

Kate Winslet rouba a cena em "Carnage", novo filme de Polanski exibido no Festival de Veneza

A atriz Kate Winslet posa para fotos e fotografa o público com seu celular ao chegar à exibição de "Carnage" no Festival de Veneza 2011. Winslet está no elenco do longa dirigido por Roman Polanski (1/9/11) - AP/Reuters/AFP
A atriz Kate Winslet posa para fotos e fotografa o público com seu celular ao chegar à exibição de "Carnage" no Festival de Veneza 2011. Winslet está no elenco do longa dirigido por Roman Polanski (1/9/11) Imagem: AP/Reuters/AFP

Colleen Barry

De Veneza

02/09/2011 09h04

A cena mais memorável de "Carnage", novo filme de Roman Polanski, pertence à vencedora do Oscar Kate Winslet.

Basta perguntar aos filhos dela. Winslet diz que não esqueceu do dia que teve que vomitar no estúdio de filmagem. "Meus filhos foram ao meu trabalho no dia do vômito, e fiquei tão feliz que eles estavam lá, porque eles literalmente não param de falar sobre isso desde então. Foi histérico", contou Winslet em uma conferência nesta quinta (1) antes da estreia mundial do filme mais recente de Polanski no Festival de Veneza.

Baseado na peça de Yasmina Reza "The God of Carnage", o longa é uma espécie de "Lord of the Flies" para adultos --onde intenções civilizadas seguem por caminhos horrivelmente errados assim que cada personagem revela seu lado mais baixo.

A sátira recheada de momentos cômicos tem Winslet e Christoph Waltz como o casal Nancy e Alan, e Jodie Foster e John C. Reilly aparecem como Penelope e Michael --dois pares de pais que se conhecem para descobrir os detalhes sobre uma briga que deixa um dos filhos com lábios inchados e dentes quebrados.

Os pais conseguem manter as aparências enquanto se preocupam em descobrir se o filho de Nancy e Alan estava armado com um pedaço de pau ou apenas segurando um. Mas a rígida percepção de Penelope de que os pais do suposto "bully" não têm muito interesse no comportamento de seu filho fica além do que a Nancy de Winslet pode suportar em seu estômago, literalmente.

De forma conveniente, Nancy vomita violentamente a torta que estavam comendo em cima dos raros e estimados livros de arte de Penelope.

Embora a proeza tenha exigido que Winslet operasse um complexo dispositivo, Reilly discutiu se Winslet realmente teve o trabalho mais difícil. "Apesar de ter sido Kate quem vomitou, Jodie e eu tivemos que limpá-lo, então tivemos o envolvimento mais nojento com o vômito", disse Reilly.

O elenco cheio de estrelas afirma ter se dado muito bem junto, unindo-se para elogiar Polanski, que não foi à estreia. "Se Roman Polanski te convida para qualquer projeto, não há como dizer não", afirmou Winslet. "Vi a peça em Nova York e já era bastante fã dela. Me senti muito sortuda em fazer parte do filme".

As viagens de Polanski estão restritas por conta de uma ordem da Interpol válida em 188 países que devem extraditá-lo aos Estados Unidos para ser sentenciado por ter feito sexo com uma menina de 13 anos em 1977. Ele pode viajar entre Suíça, que se recusou a extraditá-lo, e França, que tem uma política de não extraditar seus cidadãos.

"Carnage" acontece no Brooklyn, mas foi filmado em uma locação perto de Paris por seis semanas. A maior parte das cenas acontece dentro de um apartamento, que foi construído para permitir que os atores se movessem livremente pelo espaço. As poucas cenas externas mostram as crianças brigando em um parque.

"O uso do espaço foi, na verdade, bem preciso, confinado, mínimo e detalhado", disse Waltz. "Mas esse é exatamente o forte de Roman. A precisão, o detalhe, a exatidão. A forma microscópica de trabalhar".

Polanski fez com que os atores ensaiassem o roteiro como se fosse uma peça, memorizando-o inteiro e depois gravando cena após cena. Embora a peça seja semelhante ao roteiro do filme, Winslet afirma que o tom e ritmo são diferentes, criando algo único. "A coisa toda foi filmada na ordem da história do início ao fim, algo que, acredito, nenhum de nós já havia experimentado no cinema antes", completou Winslet.