Topo

Festival de Cinema de Londres começa nesta quarta (12) com "360", de Fernando Meirelles

Cena de "360", filme de Fernando Meirelles - Divulgação
Cena de "360", filme de Fernando Meirelles Imagem: Divulgação

Jill Lawless

De Londres

12/10/2011 10h08

O Festival de Cinema de Londres começa nesta quarta-feira (12) com o filme "360", um drama que se movimenta de forma conveniente entre Londres, Viena, Rio de Janeiro e Denver. O longa de Fernando Meirelles, de "Cidade de Deus", tem como estrelas Anthony Hopkins, Jude Law e Rachel Weisz em um conjunto de histórias de amor interligadas, cujo roteiro é baseado na peça "La Ronde", de Arthur Schnitzler.

O festival, com duas semanas de duração, terá mais de 300 atrações e 500 curtas de 55 países. O evento promete algo para os cinéfilos e para os que gostam de celebridades --incluindo duas aparições de George Clooney. Ele dirige e atua no thriller político "The Ides of March" e intepreta um pai em "The Descendants", de Alexander Payne.

As estrelas esperadas no tapete vermelho vão do engraçado Seth Rogen ao dramático Michael Fassbender --interpretando tanto um viciado em sexo em "Shame", de Steve McQueen, quanto Carl Jung em "A Dangerous Method", de David Cronenberg.

Filmes com temas literários incluem "Coriolanus", estréia de Ralph Fiennes na direção, "Wuthering Heights", de Andrew Arnold e "Trishna", e ainda "Tess of the D'Urbervilles", longa filmado na Índia por Michael Winterbottom, com Freida Pinto como atriz.

Fundado em 1957 para mostrar ao público britânico o melhor do ano no cinema mundial, o festival tentou nos últimos anos conseguir um lugar no calendário dos festivais internacionais com filmes maiores e mais estrelas. Apesar da maioria das atrações já terem sido exibidas em Sundance, Cannes, Toronto ou Veneza, há 13 estreias mundiais na programação, a maioria filmes britânicos.

Os destaques incluem "The Kid With a Bike", um drama dos irmãos belgas Dardenne; a sátira do Vaticano "We Have a Pope", de Nanni Moretti; o sucesso em Sundance "Martha Marcy May Marlene", estrelando Elizabeth Olsen como uma fugitiva traumatizada; e "The Artist", do diretor francês Michael Hazanavicius.

A controvérsia pode aparecer com "W.E." --filme de Madonna sobre o romance entre o Rei Eduardo VIII e a divorciada norte-americana Wallis Simpson, ridicularizado pela crítica em Veneza-- e "Anonymous", de Roland Emmerich, que conta com Rhys Ifans como ator.

No dia 26 de outubro, o festival vai entregar o prêmio de melhor filme, de uma lista que inclui "The Artist, "The Descendants", "Faust" --vencedor em Veneza-- e "We Need To Talk About Kevin", de Lynne Ramsay.

O evento termina em 27 de outubro com "Deep Blue Sea", que tem Rachel Weisz, Tom Hiddleston e Simon Russell Beale como principais atores em uma adaptação da peça de Terrence Rattigan sobre um triângulo amoroso.