Topo

Diretor Brett Ratner pede desculpas após comentário pejorativo sobre gays

O cineasta Brett Ratner chega à pré-estreia de "O Turista" (06/12/2010) - Getty Images
O cineasta Brett Ratner chega à pré-estreia de "O Turista" (06/12/2010) Imagem: Getty Images

Sandy Cohen

De Los Angeles

08/11/2011 09h19

Brett Ratner se desculpou nesta segunda-feira (7) após ter feito um comentário pejorativo sobre gays durante uma sessão de perguntas e respostas na exibição de seu novo filme.

O cineasta de 42 anos, que vai produzir o Oscar de 2012, fez um anúncio desculpando-se "por qualquer ofensa que minhas declarações possam ter causado".

Ratner usou um termo pejorativo para descrever homens gays respondendo a uma pergunta feita na exibição de seu filme mais recente, "Tower Heist".

"Foi uma forma burra de se expressar", afirmou Ratner em sua declaração. "Todos que me conhecem sabem que não sou preconceituoso. Mas sendo um contador de histórias deveria ter sido muito mais cuidadoso com o poder da linguagem e escolha de palavras".

Tom Sherak, presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, disse na segunda que a resposta de Ratner tinha sido "inapropriada", mas que a Academia não pretende afastá-lo de produzir o Oscar.

"Isso não pode e não deve acontecer de novo. Não vai acontecer novamente", disse Sherak. "Acredito que o pedido de desculpas feito por ele tenha saído de seu coração. É sobre honrar a Academia, mas todos cometemos erros e acredito que ele não tenha feito de propósito".

A Aliança de Gays e Lésbicas contra a Difamação disse, na segunda, que quer mais desculpas de Ratner e da Academia.

Herndon Graddick, diretor da GLAAD, afirmou que a resposta da Academia foi "insuficiente". "A Academia e Hollywood precisam mandar uma mensagem clara dizendo que tais declarações, mesmo que usadas apenas uma vez, não têm lugar na cultura popular ou na direção da indústria que ajuda a criá-la".

"Tower Heist" começou a ser exibido na sexta (4). Seu elenco conta com Eddie Murphy, que deve apresentar a 84ª edição do Oscar em fevereiro.