Topo

Um dos últimos Munchkins de "O Mágico de Oz" morre aos 93 anos

Karl Slover (à esquerda) participa de evento em Beverly Hills, ao lado de Margaret Pellegrini e Meinhardt Raabe, que também viveram Munchkins em "O Mágico de Oz" (20/10/2005) - Reuters
Karl Slover (à esquerda) participa de evento em Beverly Hills, ao lado de Margaret Pellegrini e Meinhardt Raabe, que também viveram Munchkins em "O Mágico de Oz" (20/10/2005) Imagem: Reuters

16/11/2011 09h02

Karl Slover, um dos últimos Munchkins de "O Mágico de Oz", morreu aos 93 anos nesta terça-feira (15) de uma doença cardiovascular. O ator estava internado em um hospital do estado da Geórgia, nos Estados Unidos.

Slover, mais conhecido como o trompetista principal do grupo de Munchkins, também interpretou outros dois papéis no filme de 1939. Muito tempo depois de sua aposentadoria, Slover continou a se apresentar em festivais e eventos relacionados ao longa.

"Ele tem uma imortalidade genuína", disse John Fricke, autor do livro "100 Years of OZ" e de outros cinco livros relacionados ao filme. Fricke ainda disse que o ator foi capaz de se destacar entre os outros 124 pequenos atores que participaram de "O Mágico de Oz".

O ator havia sido escalado para atuar como o segundo trompetista, mas foi promovido a primeiro quando outro ator ficou paralisado de medo durante as filmagens, contou um amigo de Slover, Allen Pease.

Nascido na República Checa, Slover foi o único anão de sua família. "Antes de o filho ficar famoso, o pai de Slover procurou um médico que fizesse o filho crescer", disse Fricke.

Os atores que interpretaram os pequenos Munchkins encontraram uma nova legião de fãs ao começar a viajar pelos Estados Unidos no final dos anos 1980. "Somente depois das viagens que o grupo começou a fazer pelos Estados Unidos, percebeu-se que o filme ainda tinha muita força", afirmou Fricke. "Slover articulava muito bem sobre suas memórias e tinha muitas piadas para compartilhar", afirmou  o escritor.