Topo

"A Árvore da Vida" e "Beginners" empatam em prêmio de melhor filme no Gotham Awards

Brad Pitt em cena do filme "A Árvore da Vida", de Terrence Malick - Divulgação
Brad Pitt em cena do filme "A Árvore da Vida", de Terrence Malick Imagem: Divulgação

JOHN CARUCCI

29/11/2011 08h36

NOVA YORK - A temporada de premiações começou com um empate na categoria Melhor Filme no Gotham Independent Film Awards, com o imaginativo "A Árvore da Vida", de Terrence Malick, dividindo as honras com a comédia de Milke Mills "Beginners".

A atriz Tilda Swinton apresentou os indicados, mas antes de abrir o envelope, uma mensagem em vídeo foi exibida. A decisão sem precedentes foi então anunciada por Natalie Portman, membro do júri, que explicou que seus colegas enfrentaram um dilema na hora de escolher o vencedor, então "tomaram a decisão ousada e independente de honrar os dois" filmes.

Estrelado por Brad Pitt e Sean Penn, "A Árvore da Vida" também ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2011. "Beginners" foi lançado no ano passado e traz no elenco Ewan McGregor e Christopher Plummer.

Os outros vencedores da noite foram Felicity Jones como atriz revelação em "Like Crazy", "Scenes of a Crime" como 'melhor filme que não está passando em um cinema próximo de você' e melhor elenco para "Beginners". O prêmio do público foi para "Girlfriend", longa sobre um jovem com síndrome de Down apaixonado por uma mãe solteira problemática.

O Gotham Awards deste ano homenageou o diretor David Cronenberg, o executivo de cinema Tom Rothman, o ator Gary Oldman e a atriz Charlize Theron.

Ao receber o prêmio, ela disse que Jason Reitman é "o melhor diretor" com quem já trabalhou. A atriz estrela "Young Adult", dirigido por Reitman e com roteiro de Diablo Cody.

Desde a sua criação em 1991, o Gotham Awards premiou muitos filmes indicados ao Oscar, incluindo o vencedor de 2008 de melhor filme "Guerra ao Terror".