Topo

"No set ou no jantar, Nora Ephron nos enchia de sabedoria e perspicácia", disse Tom Hanks sobre a diretora; veja repercussão

Tom Hanks e Nora Ephron se abraçam em um evento na Escola de Teatro da UCLA, em Los Angeles (2/12/2008) - Brainpix
Tom Hanks e Nora Ephron se abraçam em um evento na Escola de Teatro da UCLA, em Los Angeles (2/12/2008) Imagem: Brainpix

27/06/2012 09h02

A cineasta Nora Ephron morreu aos 71 anos na terça-feira (26) de pneumonia devido a uma leucemia. Nascida em 19 de maio de 1941, em Nova York, Ephron começou sua carreira como jornalista, antes de se consagrar como roteirista, diretora e produtora.

Conhecida pelas comédias românticas, Ephron foi indicada aos Oscar pelos roteiros de "Harry e Sally" e "Sintonia de Amor". Sua primeira indicação veio em 1984, pelo roteiro de "Silkwood - O Retrato de uma Coragem", que ela escreveu com Alice Arlen, estrelado por Meryl Streep.

Leia abaixo algumas declarações sobre a morte de Nora Ephron:

"Nora Ephron era uma jornalista/artista que sabia o que era importante: como as coisas realmente funcionavam, o que valia a pena, quem era fascinante e por que. Em uma mesa de jantar ou em um set de filmagem, ela nos enchia de sabedoria e perspicácia misturado com amor por nós e amor pela vida. Rita e eu estamos muito tristes por perdermos nossa amiga, que trouxe tanta alegria para todos que foram sortudos o suficiente para conhecê-la...”
Tom Hanks e a mulher Rita Wilson, atores

“Você podia chamá-la para tudo: médicos, restaurantes, receitas, discursos ou apenas algumas piadas, e todos nós fizemos isso, constantemente. Ela era uma especialista em todos os departamentos do viver bem.”
Meryl Streep, amiga de Ephron e que a interpretou no filme “A Difícil Arte de Amar”, em e-mail enviado ao “The New York Times”

“Estou muito triste em saber da morte de Nora Ephron. Ela era uma brilhante escritora e humorista. Ser o Harry da Sally de Meg (Ryan), sempre terá um espaço muito especial em meu coração. Fui muito sortudo em poder falar as suas palavras.”
Billy Crystal, ator, protagonista de “Harry e Sally - Feitos um Para o Outro”

 “Em um mundo em que nos dizem que não é possível ter tudo, Nora provou constantemente que esta máxima está errada. Uma escritora, diretora, mulher, mãe, cozinheira... parecia não haver nada que ela não pudesse fazer. E não apenas fazer isto, mas sobressaindo, revolucionando, definindo o padrão para todos os outros roteiristas, novelistas e diretores. Ela era inspiradora, intimidante e perspicaz. Ela era tão, tão viva. Não faz sentido para mim que ela não está mais aqui. Meu coração está com sua família e tantos outros que a valorizaram.”
Carrie Fischer, atriz

“Nora Ephron. A anfritriã do baile. Uma alma brilhante e todos nós vamos sentir muito a sua falta...”
Bette Midler via Twitter

“Uma garota incrivelmente talentosa que era capaz de concluir tudo o que colocava na cabeça com muito estilo. E sua falta será sentida enormemente.”
Martin Landau, ator

“Nora Ephron sempre amou uma boa história de Nova York, e ela conseguia contá-las como ninguém mais. A cidade de Nova York sentirá muito a sua falta.”
Michael Bloomberg, prefeito de Nova York, pelo Twitter

“Quando começou a dirigir, Nora foi uma inspiração para as cineastas mulheres, em uma época em que havia poucas mulheres diretoras trabalhando em Hollywood. Nora disse uma vez ao ‘New Yorker’: ‘Você olha para uma lista de diretores e são todos meninos; então, eu pensei, vou apenas me tornar uma diretora e isso fará as coisas mais fáceis’. Nora, obrigada por facilitar a vida de muitos diretores que continuarão a seguir seus passos.”
Taylor Hackford, Presidente da Associação de Diretores da América

“Costumava sair com Nora Ephron. Uma inspiração verdadeiramente talentosa e ampla.”
Elizabeth Banks, pelo Twitter

“Estou tão triste em saber que a brilhante Nora Ephron morreu. Seus filmes são legendários e seu talento fará falta. Descanse em paz.”
Marlee Matlin, atriz, pelo Twitter

“Descanse em paz Nora Ephron. Uma pessoa inteligente, charmosa e amorosa.”
Albert Brooks, ator, escritor e diretor, pelo Twitter

“Você pode se acomodar com a realidade, ou você pode sair, como um louco, e sonhar um outro sonho. Nora Ephron, Oh Jesus... você fará falta... descanse em paz.”
Kirstie Alley, atriz, pelo Twitter

“Fiz uma audição para Nora Ephron vinte anos atrás. Não consegui o papel, mas ela me enviou uma nota de agradecimento. Sempre lembrarei disso e de você, Nora.”
Kevin Nealon, ator e comediante, pelo Twitter

“Descanse em paz Nora Ephron. Brilhante, graciosa e ENGRAÇADA.”
Ron Howard, cineasta, pelo Twitter