Topo

Vencedor em Veneza, Joaquin Phoenix garante que não pretende se aposentar

Joaquin Phoenix chega ao tapete vermelho da 69ª edição do Festival de Veneza, na Itália - Tony Gentile/Reuters
Joaquin Phoenix chega ao tapete vermelho da 69ª edição do Festival de Veneza, na Itália Imagem: Tony Gentile/Reuters

11/09/2012 14h22

Depois de aparecer totalmente atormentado em "I'm Still Here" (2010), onde anunciava sua aposentadoria como ator para se lançar como rapper, Joaquin Phoenix voltou aos holofotes pelo seu papel em “The Master”, do diretor Paul Thomas Anderson.

No ultimo sábado (8), Phoenix dividiu o prêmio de melhor ator do festival de Veneza com Philip Seymour Hoffman por suas performances no filme inspirado na Cientologia.

Durante entrevista no festival de Toronto, onde “The Master” será exibido nesta sexta (14), o ator norte-americano disse que as improvisações feitas em "I'm Still Here" o permitiram ser mais aberto como ator. “Indo para este filme [“The Master”], Paul não só permitia como encorajava uma mudança real de comportamento de momento a momento. Foi realmente adequado para o personagem porque ele é tão vivo, e você não tem certeza sobre a sua motivação”, declara Phoenix. “Eu realmente não gosto de performances controladas, e eu acho que isso me ajudou muito”.

No longa “The Master”, Phoenix interpreta um veterano da Segunda Guerra Mundial alcoólatra que se torna um discípulo do carismático Hoffman, que vive o líder do movimento nascente chamado "A Causa". O filme se passa na década de 1950.

O cineasta Paul Thomas Anderson conta que somente convidou Phoenix para o filme quando ele parou de fingir que tinha enlouquecido. “Eu estava torcendo do lado de fora, vendo ele ficar louco e gostando disso”, disse Anderson. “Ele encontrou um meio de assustar-se novamente, cuidar e obter sua fome de volta. Eu fiquei com os benefícios disso. Eu agradeço que nós nos encontramos na hora certa para fazer o que fizemos”, completa.

Depois de anunciar que “Os Amantes” (2009) seria sua última aparição nos cinemas, Phoenix garante que não pretende se aposentar agora. O ator, inclusive, está escalado para o próximo filme de Spike Jonze, intitulado “Her”, com estreia prevista para 2013.

"É um absurdo pensar em se aposentar de uma carreira aos 35 que não tem necessariamente uma idade de aposentadoria. Não é como no basquete que seus joelhos se esgotam”, afirma Phoenix.