Topo

Equipe do Oscar teme que Olimpíada de Inverno afete audiência em 2014

Fotógrafos registram chegada de convidados no tapete vermelho do Oscar 2013 - Arte/UOL / Getty Images
Fotógrafos registram chegada de convidados no tapete vermelho do Oscar 2013 Imagem: Arte/UOL / Getty Images

Derrik J. Lang

26/02/2013 16h03

Os organizadores do Oscar temem que a cerimônia de entrega dos prêmios em 2014 seja afetada pela realização dos Jogos de Inverno, evento que irá de 7 a 23 de fevereiro em Sochi, na Rússia.

Nos anos anteriores em que houve a coincidência nas datas (2006 e 2010), a emissora ABC, que detém os direitos de transmissão do Oscar, optou por forçar o adiamento da cerimônia de premiação para o mês de março.

Desde 2004, a ABC decidiu antecipar a transmissão do Oscar, que era realizada no passado em março e até em abril. O motivo é a fadiga causada no público por conta do excesso de premiações voltadas à indústria cinematográfica que inundam o primeiro trimestre nos EUA: Globo de Ouro, premiações de sindicatos e da Associação de Críticos de Cinema e o Independent Spirit Awards.

Os sindicatos dos atores e dos produtores já anunciaram que irão realizar suas respectivas cerimônias em janeiro para evitar conflitos com os Jogos de Inverno e com o Super Bowl -- final do campeonato nacional de futebol americano, tido como o maior evento esportivo do mundo.